Relatório experimento 3 - Titulação
Por: Ana Caroline Almeida • 27/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EXPERIMENTO 3: Titulação
Química Geral Experimental - Turma NA
Professora: Marli Leite de Moraes
Nome: RA:
Ana Caroline de Almeida 114826
Isabela Fontanin Morales 135531
São José dos Campos - São Paulo
2018
1 - Introdução
Um dos processos mais utilizados para descobrir a quantidade de uma espécie química em uma solução é a titulação, que se trata de uma técnica onde uma determinada solução padrão (titulante) é adicionada gradualmente a uma amostra de solução (titulado), devendo reagir por completo com a substância para poder determinar a sua concentração.
Segundo Russel [1], para a descoberta da concentração de um ácido é utilizado uma solução base de concentração conhecida e para a descoberta da concentração de uma base e utilizado uma solução ácida de concentração conhecida. Para a preparação destas soluções padrão existem dois métodos, o método direto, onde a solução é preparada através de uma quantidade específica de reagente puro em um determinado volume, conhecida como solução padrão primária e o método indireto é onde uma quantidade de matéria de um padrão primário é neutralizada por uma solução identificando o volume necessário da solução para a neutralização, definido como processo de padronização. O volume exato para completar a reação é chamado de ponto de equivalência e é onde ocorre alteração perceptível física ou química da solução.
2 - Objetivos
O objetivo do experimento é, através da preparação de uma solução de NaOH, utilizar o ácido oxálico (HOOC-COOH) para padronizá-la e utilizando a técnica de Titulação, determinar a concentração de ácido acético (CH3COOH) de um tipo de vinagre utilizando a solução NaOH preparada.
3 - Parte experimental
A primeira parte do experimento foi a preparação da solução NaOH, foi pesado um béquer de 50 ml e depois colocado no mesmo 0,75 g de NaOH e pesado novamente. Foram acrescentados 40 ml de água destilada, depois foi agitado com um bastão de vidro para dissolução do produto e a solução foi transferida para um balão volumétrico de 100 ml. As paredes do béquer e do bastão de vidro foram lavadas duas vezes com água destilada e o resíduo transferido para o balão volumétrico para haver o mínimo de perca da solução. O balão volumétrico foi preenchido até a marca de 100 ml, não precisa ter precisão na medida dos 100 ml pois a solução será padronizada posteriormente.
A segunda parte do experimento foi a padronização do NaOH, com o auxílio de uma bureta e um suporte universal (a bureta deve ser lavada com a solução NaOH duas vezes antes de ser utilizada) a solução de NaOH foi transferida para a bureta até atingir a marca zero e a sua parte da torneira estiver cheia da solução. Em três Erlenmeyer foi colocado, em cada um, 25 ml de solução padrão de ácido oxálico (HOOC-COOH) e acrescentado 3 gotas de fenolftaleína. Cada uma das soluções nos erlenmeyers foi titulado com a solução NaOH até ocorrer a mudança da coloração incolor da solução para uma coloração rosa claro com constante agitação do erlenmeyer. Foi anotado o volume gasto de NaOH para as três soluções de ácido oxálico.
A terceira parte do experimento foi sobre determinar a concentração de ácido acético de um tipo de vinagre comercial, onde foi preparada uma diluição deste vinagre, sendo que 10 ml dele foram dissolvidos em 100 ml de água com a ajuda de um balão volumétrico de 100 ml. Em três Erlenmeyer foi colocado, em cada um, 25 ml dessa e acrescentado 3 gotas de fenolftaleína. Cada uma das soluções nos erlenmeyers foi titulado com a solução NaOH até ocorrer a mudança da coloração incolor da solução para uma coloração rosa claro com constante agitação do erlenmeyer. Foi anotado o volume gasto de NaOH para as três soluções de ácido oxálico.
Todo o resíduo final do experimento foi neutralizado para depois ser descartado.
4 – Resultados e Discussão
Na primeira parte do experimento foi pesada a massa do béquer de 50ml de valor de 33,70g. Logo após pesamos, dentro do béquer, 0,76g de NaOH. Esses dados foram utilizados para obtenção da molaridade teórica do NaOH na equação 1.
Concentração molar teórica do composto:
M = mNaOH / (MMnaOH x volume da solução)
M = 0,77g / (40,00g x 0,10L) = 0,19 mol/L Equação 1
Para a padronização da solução de NaOH, a Molaridade da solução de ácido oxálico era de 0,05mol/L, para cada titulação os volumes gastos de NaOH foram de V1 = 13,3ml; V2 = 13ml e V3 = 13ml, total de NaOH gasto foi de 39,30ml, os dados foram utilizados nas equações 2, 3, e 4 de molaridade (M x V = M’ x V’).
Molaridade V1:
(0,05 mol/L x 0,025 L) = (M’ x 0,0205) x 2 → M’1 = 0,03 mol/L Equação 2
Molaridade V2:
(0,05 mol/L x 0,025 L) = (M’ x 0,013) x 2 → M’2 = 0,10 mol/L Equação 3
Molaridade V3:
...