Relatorio Separação de mistura
Por: nataliamoura22 • 27/3/2017 • Relatório de pesquisa • 2.303 Palavras (10 Páginas) • 2.341 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE DOCENTE
LABORATÓRIO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL I
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Título da prática: Separação de mistura
Sumário:
- Introdução............................................................................................................3
- Experimental........................................................................................................4
- Materiais....................................................................................................4
- Experimento...............................................................................................5
- Resultados e Discussão........................................................................................6
- Conclusão.............................................................................................................9
- Referências Bibliográficas...................................................................................9
- INTRODUÇÃO
A necessidade de separação de componentes de uma mistura surge freqüentemente no trabalho de um químico. As misturas podem ser do tipo homogêneo, heterogêneo, coloidal, azeotrópicas e eutéticas.
Mistura Homogênea é aquela em que as substâncias que a constituem não podem ser identificadas, pois possuem as mesmas propriedades em toda sua extensão, ou seja, é um conjunto de substâncias solúveis entre si. Exemplos são: água com álcool, água e sal de cozinha, dentre outros. Mistura Heterogênea é aquela que apresenta duas ou mais fases, e os componentes desse tipo de mistura podem ser observados como água e areia, água e óleo, dentre outros. Mistura Coloidal os componentes a olho nu, são homogêneos, porém quando colocados num instrumento de ampliação é possível distinguir os diferentes componentes da mistura, o sangue o leite são exemplos desse tipo de mistura. Mistura Azeotrópica: é toda substância cuja ebulição ocorre em temperatura constante, exemplo o álcool hidratado. Mistura Eutética: é toda substância cuja fusão ocorre em temperatura constante.
Usam-se técnicas de separação de misturas para os mais diversos fins, desde a engenharia química, passando pelo petróleo e na química analítica. Para realizar esse tipo de separação são utilizados vários métodos, cada método tem seu modo de separação, algumas separadas através de reações químicas outras são separadas de modo mecânico.
Podemos realizar separação de misturas através da flotação, da solidificação fracionada, fusão fracionada, da levigação, da ventilação, da peneiração, da catação, da extração por solvente, da separação magnética, da cromatografia, da destilação fracionada, da destilação, da cristalização, da centrifugação, da filtração e da decantação.
No experimento realizado em laboratório, tinha-se como objetivo por em prática a utilização de algumas das muitas técnicas existentes.
Decantação: permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou um sólido precipitado num líquido, é utilizado principalmente em sistemas bifásicos, exemplos: água e areia, água e óleo vegetal, poeira e gás, vapor d’água e ar. Esse processo se dá pela diferença que existe entre as densidades dos componentes de cada mistura, a mistura é colocada em um recipiente e é esperada a sedimentação do componente mais denso.
Destilação Simples: separa líquido de sólidos dissolvidos ou líquido de líquido, nessa técnica acontecem duas mudanças de estado, ebulição seguida de uma condensação, esse processo ocorre por conta dos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura, na manta aquecedora a mistura é aquecida, fazendo com que uma das substâncias entre em ebulição, enquanto a outra por ter um ponto de ebulição alto continua no estado líquido, o vapor da substância que entrou em ebulição passa pelo interior de um condensador, este está sendo resfriado por água corrente, por conta do resfriamento o vapor é condensado, o liquido que não tinha entrado em ebulição é recolhido, restando apenas o líquido purificado na vidraria da esquerda, este recebe o nome de destilado.
Separação por Solução e Filtragem: na separação por solução usa-se um solvente que irá dissolver apenas um dos componentes da mistura, será obtida assim uma suspensão. Dobra-se o papel de filtro em quatro partes de modo que forme um cone, este papel é colocado no funil para que seja realizada a filtração.
A derivatização é utilizada para facilitar a separação de determinadas substâncias, ela é usada no processo de separação do ácido benzóico em solução aquosa da fase oleosa da mistura.
Cristalização: nessa técnica separa-se um sólido cristalino de uma solução. Na cristalização ocorre uma evaporação do solvente de uma solução provocando assim o aparecimento de cristais do soluto. Ex: o aparecimento do sal nas salinas.
O objetivo de se utilizar essas técnicas é fazer com que o aluno aprenda que técnicas de separação devem ser utilizadas nas separações de misturas, de acordo com as substâncias com as quais estas são formadas. Neste caso foram utilizadas essas técnicas para separar um sólido, o ácido benzóico, o óleo mineral e o acetato de etila de uma solução.
- – Experimental:
2.1. Materiais:
- Areia
- Acetato de Etila
- Ácido benzóico
- Água Destilada
- NaOH (Hidróxido de Sódio)
- HCl (Ácido Clorídrico)
- Óleo Mineral
- Papel de Filtro
- Funil
- Funil de separação
- Suporte com anel de ferro, para o funil de separação
- Erlenmeyer
- Pipeta de Pasteur
- Béquer
- Bastão de vidro
- Proveta
- Pipeta Graduada
- Vidro de Relógio
- Balão volumétrico
- Funil de Buchner
- Placa de Petri
- Motor para filtração a vácuo
- Balança Analítica
- Manta Aquecedora
- Chapa Elétrica
- Estufa
- Equipamentos para destilação simples
2.2 Experimento
a)Separação do Componente Sólido
Foi dobrado um papel de filtro para que este se adaptasse dentro de um funil, este funil foi colocado na boca de um funil de separação que estava com a torneira fechada, foi umedecido o papel com acetato de etila com o apoio da pipeta de Pasteur de forma que o papel ficasse preso nas paredes do funil, foi preparada uma solução de acetato de etila, óleo mineral, ácido benzóico e água, foi esperado o sólido sedimentar para que o líquido fosse decantado através do funil de filtração, de modo que o volume não ultrapassasse ¾ do cone de papel, foi lavada a areia do fundo do béquer com uma porção de 13mL de acetato de etila, repetindo o processo de decantação do solvente através do filtro. Foi repetido este processo por mais duas vezes, arrastando na lavagem todo o sólido para o funil de filtração, cuidadosamente foi retirado o papel de filtro do funil e este foi colocado sobre um vidro de relógio para secagem da areia, depois a areia foi pesada numa balança analítica.
...