TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)
Por: Alison Pereira • 30/10/2022 • Artigo • 2.308 Palavras (10 Páginas) • 408 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO N. SRA. DO PATROCÍNIO - ENGENHARIA QUÍMICA.
QUIMICA ANÁLITICA EXPERIMENTALII
[pic 1]
RELATÓRIO 4
TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)
ALISON PEREIRA
MARIA EDUARDA
PATRÍCIA DE FÁTIMA
VITÓRIA GABRIELE
SALTO
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO N. SRA. DO PATROCÍNIO ENGENHARIA QUÍMICA
QUIMICA ANÁLITICA EXPERIMENTALII
[pic 2]
RELATÓRIO 4
TITULAÇÃO POR OXIRREDUÇÃO (PERMANGANOMETRIA)
Relatório de atividade
Prática laboratorial de Química
Analítica Experimental, sobre.
Análise instrumental para o Centro
Universitário Nossa Senhora do
Patrocínio.
Professor (a): Valéria Stephanny Oliveira Amorim
SALTO
2022
Sumário:
1. Introdução 3
2. Fundamentação Teórica 5
3. Metodologia 6
3.1 Materiais utilizados 6
3.2 Preparação das soluções 6
3.3 Padronização do titulante 7
3.4 Titulação para determinação de água oxigenada. 9
4. Discussão 11
5. Conclusão 12
6. Bibliografia 13
- Introdução
O peróxido de hidrogênio também conhecido comercialmente como água oxigenada é um líquido claro de fórmula química (H₂O₂). Tal substância pode apresentar teores que variam de 3% a 30%, que corresponde a variação de 10 a 100 volumes, sendo a nomenclatura “volumes” relacionada ao volume de Oxigênio (0₂) produzido quando a solução é decomposta por ebulição. O peróxido de hidrogênio por ser um agente oxidante, ou seja, por provocar a oxidação através de sua própria redução, acaba por envolver uma reação de oxirredução em meio ácido para a determinação de seu teor em água oxigenada comercial.
O método para garantir se as concentrações estão dentro das permitidas é a titulação por oxirredução. A titulação de oxirredução é uma das técnicas muito utilizadas dentro da química analítica por ser uma técnica simples, pois ela permite determinar a concentração de uma substância. A permanganometria é uma técnica que consiste na utilização de permanganato de potássio KMnO₄ como titulante. Uma das vantagens dessa técnica é o KMnO₄ ser um oxidante forte e quantificar várias espécies além de dispensar o uso de um indicador de cor, já que este possui a cor roxa. Já a sua principal desvantagem é por não ser padrão primário, ou seja, deve-se fazer uma filtração e retirar o dióxido de manganês.
O objetivo dessa prática foi à determinação da concentração de água oxigenada nos volumes de, 10 e 30 através da permanganometria, para analisar se as concentrações das marcas comercializadas estão dentro do padrão especificados, 3% para 10 “volumes” e 9% para 30 “volumes”.
- Fundamentação Teórica
O processo de volumetria por oxirredução está diretamente ligado a uma análise quantitativa volumétrica que é capaz de realizar reações de oxido redução, ou seja, transferência de elétrons com variação do nox (Número de oxidação) das substancias envolvidas no processo. A reação de oxidação está relacionada com a perda de elétrons, acontecendo então com um agente redutor, já que esse excede elétrons e se oxida, por outro lado, a reação de oxidantes que são os que recebem os elétrons cedidos e no fim se reduzem.
Tal processo de oxirredução faz a utilização de indicadores que mudam de cor em função do estado oxidado ou reduzido. De acordo com a seguinte equação.
Indicador (oxidante – cor A) + Xe- → Indicador (redutor cor B)
No experimento, que tinha como objetivo a determinação da concentração da água oxigenada em volumes variados 10 a 100 “volumes, fez o uso de um indicador especifico, denominado como processo de permanganimetria. A permanganimetria consiste no uso da solução de permanganato de potássio, com a intenção de determinar as substancias que são oxidáveis para um determinado reagente, estando este em meio ácido, alcalino ou neutro. O uso do permanganato de potássio como indicador se dá ao fato desse apresentar forte coloração roxa em sua forma oxidada e por apresentar em sua fase de redução uma característica incolor, na qual é reduzido a Mn2+ incolor, conforme a equação a seguir:
MnO4- + 8H+ + 5e- → Mn2+ + 4H2O
O processo de indicador facilita então a realização de titulações em solução ácida, por apresentar a sua fase incolor no seu produto Mn2+, então o final de sua titulação é dado quando há a primeira aparição da coloração rosa-pálida do elemento MnO4-, responsável pela cor.
Assim aferem-se as soluções de permanganato de potássio com padrão primário, dentro os quais se destaca o oxalato de sódio (Na2C2O4), que reduz o oxidante conforme a equação:
2MnO4- +16H+ + 5C2O42- → 2Mn2+ + 10CO2 + 8H2O
...