Titulação de base ácida no laboratório
Artigo: Titulação de base ácida no laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicavieiras2 • 10/12/2013 • Artigo • 467 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Acido - Base (Neutrlização )
Na titulação, usa-se uma solução com concentração conhecida, que fica na bureta, para descobrir a concentração de outra solução.
Para determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.
Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.
No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7.
passo a passo de como deve ser feita uma titulação ácido-base em laboratório:
1. Com o auxílio de uma pipeta, transfere-se um volume conhecido do titulado para um erlenmeyer;
2. Adicionam-se poucas gotas de algum indicador ácido-base, como a fenolftaleína, ao titulado;
3. Completa-se o volume de uma bureta com a solução titulante;
4. Monta-se uma aparelhagem : Suporte Universal, Garra Metálica, Bureta.
5. Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante caia sobre o titulado. Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira (para que, se for preciso, ela seja fechada imediatamente), a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão da solução que está sendo titulada;
6. Quando a cor do titulado muda bruscamente, fecha-se a torneira da bureta, pois a reação se completou;
o indicador usado foi a fenolftaleína e o titulado era inicialmente uma solução de ácido clorídrico (HCl), a solução com o indicador estava incolor. Mas, no ponto de viragem, a solução passou para a cor rosa.
• Cálculos para determinar a concentração do titulado:
Colocamos 5 mL do titulado, sendo uma solução de HCl de concentração desconhecida no erlenmeyer, e usamos como titulante uma solução básica de KOH, com concentração conhecida de 0,2 mol/L. Ao final da titulação, lemos na bureta que o volume gasto da solução de KOH foi de 5,0 mL.
Portanto, nossos dados são:
MHCl
...