Ações mosqueir
Por: allef.jordy • 19/6/2015 • Monografia • 5.333 Palavras (22 Páginas) • 207 Visualizações
1 INTRODUCÃO
Atualmente, diversos problemas ambientais como poluições atmosféricas, contaminação hídrica, mudanças climáticas, e dentre outros, são fontes de preocupação constante da sociedade, fazendo com que esta pressione o Poder Público na busca por soluções.
O Poder Público, em face da sua obrigação em atender os interesses dos administrados, quem seja a própria sociedade, busca profissionais competentes como engenheiros, analistas, juristas, com o fito de lavrar soluções adequadas a estas problemáticas, quais sejam nesta discussão as de cunho ambiental, tamanha a sua complexidade.
Nesta toada, o pedagogo parece ser um destes profissionais competentes, posto que possui o instrumento capaz de oportunizar a sociedade, seja no ambiente escolar, seja no não-escolar, a possibilidade de compreensão da realidade social, por meio de práticas singulares que facilitam o aprendizado, proporcionando o desenvolvimento intelectual e consequentemente o exercício da cidadania com o fito de contribuir com a preservação ambiental.
A educação ambiental, por seu turno, pode também ser compreendida como praticas educativas de conscientização, todavia com o foco ao meio ambiente, trazendo ao indivíduo, informações que lhe possibilitem identificar meios de preservação ambiental no dia-a-dia, não estando restrito ao ambiente escolar, e sendo um dos meios que a Administração pública possui para evitar problemas ambientais.
Outrossim, no que se refere as práticas lúdico-pedagógicas, notório é o fato de que estas são instrumentos educacionais de grande valia na persecução do objetivo de um educador, qual seja a aprendizagem por parte do educando, independentemente se está se realize em ambientes formais ou não-formais de aprendizagem.
Diante destas breves considerações, acredita-se que este relatório de estagio não obrigatório pode ser uma fonte pratica plausível para reflexões aos gestores públicos no que tange as práticas lúdico- pedagógicas de educação ambiental, pois serão apresentadas propostas de ações educacionais de baixo custo, mas que impulsionam a sociedade a desenvolver visão crítica razoável com vistas a conscientização ambiental.
Esta conscientização pautada em práticas lúdico-pedagógicas que extrapolam o espaço escolar, alcançando famílias e comunidades, já que não há limites etários quando se fala de educação ambiental, evidencia o fato de que toda a sociedade deve estar em processo de constante aprendizado.
Oportuno salientar que a justificativa axiológica deste trabalho está resumida na Carta Magna do Brasil promulgada em 1988, senão veja-se:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao poder público o dever de defendê-lo e à coletividade o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL. Constituição - 1988. Art. 225, caput). (grifo nosso).
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
- Analisar como práticas lúdico-pedagógicas na educação ambiental contribuem para a solução do perigo aviário.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a importância da educação ambiental como elemento de conscientização ambiental.
- Apresentar qual o perfil do pedagogo no ambiente do serviço público.
- Averiguar a possibilidade de práticas lúdico-pedagógicas serem utilizadas como meios de educação socioambientais.
3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A SEMMA é um órgão da Administração Pública Municipal Direta da Prefeitura Municipal de Belém, criado pela Lei nº 8.233, de 31 de janeiro de 2003, alterada pela Lei n° 8.486 de 29 de dezembro de 2005. O gestor da secretaria é o Engenheiro Florestal Derick Pantoja.
Por tratar-se de uma repartição pública a SEMMA tem uma estrutura organizacional complexa e com previsão legal. Veja-se: Gabinete do Secretário; Diretoria Geral; Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos; Núcleo Permanente de Licitação; Núcleo de Controle Interno; Núcleo Setorial de Planejamento Estratégico; Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC); Departamento de Controle Ambiental (DCA); Departamento de Áreas Verdes Públicas; Departamento de Projetos, Orçamento e Acompanhamento de Obras; Departamento de Gestão de Áreas Especiais; e Departamento Administrativo e Financeiro.
Para comportar esta estrutura a Secretaria conta com 06 (seis) locais: o Prédio Sede (Trav. Quintino Bocaiúva, 2078, CEP: 66045-315, Batista Campos, Belém-PA); Prédio operacional (Av. Senador Lemos); O parque Ecológico do Município de Belém; o Bosque Rodrigues Alves; Praça Milton Trindade (Horto Municipal – situado entre a Rua dos Mundurucus e a Rua do Horto).
Os recursos humanos desta Secretaria totalizam 350 profissionais de diversas áreas de conhecimento, como engenheiros, consultores jurídicos, arquitetos, analistas ambientais, técnicos, agentes, assistentes e auxiliares administrativos e por óbvio, pedagogos, no número de 4.
A competência desta Secretaria esta relacionada a assuntos que tratem do meio ambiente. Assim a SEMMA desenvolve atividades como licenciamento, monitoramento e fiscalização de empreendimentos potencialmente poluidores; autorização do uso de praças públicas; autorização do uso de fontes sonoras; realização de paisagismos na capital paraense; monitoramento de desmatamento e balneabilidade de praias; pesquisas ambientais de fauna e flora; e educação ambiental.
As atividades de competência da SEMMA, por razões territoriais e legais, são desenvolvidas na cidade de Belém, incluído nestes as regiões insulares, como a Ilha de Caratateua, do Mosqueiro, de Cotijuba e Cumbú.
O local de lotação do estágio é o CEADC, cuja competência é a promoção da educação ambiental. O espaço onde são desenvolvidas as atividades internas do estágio no CEADC, situa-se na praça Milton Trindade, onde existe a estrutura de um prédio com uma brinquedoteca, uma área de recreação infantil, grande variedade de espécimes arbóreos, e um lago artificial.
4 RELATÓRIO DESCRITIVO
4.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL
4.1.1 Meio Ambiente
Para melhor compreensão das discussões tangentes a Educação Ambiental (EA), é fundamental que se entenda alguns conceitos que versam acerca de meio ambiente.
...