TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  9/8/2019  •  Resenha  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

CONSULTORIA EMPRESA VBN

Identificando e embasando estratégias que auxiliem a organização a garantir os direitos individuais e coletivos

Fevereiro/2018

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: ONL017AO-ZOGEPF07T1


Tópicos desenvolvidos

No presente relatório serão apresentados os seguintes tópicos:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade e soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade.

Apresentação e objetivo

         A empresa de telecomunicações VBN, com o objetivo de rever alguns aspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral, buscou a consultoria especializada da MC Consulting. Sendo assim, o objetivo do presente documento é identificar e embasar estratégias que auxiliem a organização a garantir, efetivamente, os direitos individuais e coletivos sem comprometer as suas ações enquanto organismo empresarial.

        Para alcançar os resultados propostos, serão apresentadas ações empresariais que podem contribuir para a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade. Tais ações serão divididas no presente documento em três seções: ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade e soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos; obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos; efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade.


Desenvolvimento

Ações ou estratégias para assegurar a integridade empresarial e soluções que as empresas podem implementar para garantir os direitos individuais e coletivos de forma ética

        Integridade, segundo o dicionário Michaelis, significa “qualidade ou caráter de uma pessoa de conduta irrepreensível; honestidade”. Trazendo para o contexto organizacional, uma empresa íntegra é aquela que através de seus posicionamentos demonstra para o público interno e externo que é honesta e suas ações indicam retidão.

        Frente ao cenário nacional de incertezas e diversos casos de corrupção empresarial e política, se faz de extrema importância o desenho de estratégias e normas que deixem claro para toda a organização e para seus stakeholders o posicionamento organizacional frente situações que reforcem ou coloquem em risco sua integridade e os direitos individuais e coletivos. Neste sentido, o trabalho para a construção de uma cultura ética na organização é fundamental.

        Segundo SANTOS (2015, p.4), ética é o “caráter ou conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana na sociedade”. A ética corporativa, por sua vez, varia de acordo com cada empresa e com o contexto onde ela está inserida, uma vez que as organizações são reflexos da sociedade, dos produtos que comercializam, da cultura interna e de outras variáveis presentes no ambiente.

        A construção de políticas éticas corporativas é um processo contínuo, que requer o desenvolvimento da prática cotidiana e que deve ser suportado por políticas, diretrizes e avaliações internas. A sua manutenção, por sua vez, depende de acordo com Santos (2015), do exemplo dos gestores, dos controles internos, das práticas institucionais e da participação efetiva dos colaboradores. Possuir um ambiente ético que assegure a integridade da empresa e os direitos individuais e coletivos é algo que reflete na autoestima dos colaboradores e na efetividade de uma sociedade mais justa.

Para se chegar a uma cultura organizacional que se possa chamar de ética, um dos recursos bastante utilizados pelas empresas é a implementação de códigos de conduta ética, comitês de ética e treinamentos que disseminem valores que promovam a integridade empresarial.

        Os códigos de conduta ética são, na visão de Silva e Gomes (2008, p.114), “a lei maior da empresa ou uma carta dos direitos e dos deveres fundamentais (morais)”, pelos quais a empresa deixa claro as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais. Este instrumento tem a função de precisar um tipo de contrato social que liga a empresa aos vários grupos e indivíduos e determina quais são os comportamentos esperados, além de também exercer função de controle neste sentido. A elaboração deste tipo de código deve envolver todos os níveis da organização, de forma que todos se sintam parte e colaborem.

        Os comitês de ética são normalmente compostos por representantes de diferentes departamentos e níveis hierárquicos e têm como objetivo contribuir para que a atmosfera moral seja percebida como justa através da elaboração e a atualização do código de conduta ética, da discussão e análise de casos de descumprimento de regras e da proposição de sansões corretivas quando necessário. Além disso, o comitê também busca reconhecer ações positivas praticadas para que estas sirvam de exemplo para todos (MACÊDO et al, 2015).

Para dar suporte à instalação dos comitês e códigos, a implantação de programas de treinamento auxilia na disseminação de uma cultura ética na organização (ANDRADE, 2010). Outro recurso é a criação de canais de comunicação abertos em que tanto funcionários quanto a comunidade possam enviar dúvidas e denúncias de maneira anônima. Este tipo de canal abre uma possibilidade essencial para as organizações “construírem a cidadania no nível microssocial, com base no diálogo que legitima a transparência, na busca do entendimento, do relacionamento e do conhecimento das pessoas” (MARCHIORI , 2010, p.119).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com