A Ética e Sustentabilidade
Por: jeisibarbosa • 6/9/2021 • Trabalho acadêmico • 4.470 Palavras (18 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Aplicada em um sistema logístico em uma cooperativa do sudoeste paulista.
Outubro/2020
Elaborado por:
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma:
Tópicos desenvolvidos
1 – Apresentação e Objetivo
2 – Desenvolvimento
3 – Considerações Finais e recomendações
4 – Referencias Bibliograficas
Apresentação e Obetivo
A sustentabilidade corporativa em seus varios ambientes pode ser compreendida como a melhoria constant das vantagens competitivas. Segundo Porter e Kramer (2006, p. 52), Toda empresa tem que planejar estrategias de competitividade para sobreviver no mercado, criando algo que a diferencie dos seus concorrentes e que seja reconhecida no mercado. Analisando as estrategias competitivas apontadas por Poter e Kramer (2006, p. 56) estão: a liderança, menor custo, e menor preço, a diferenciação pelo desempenho superior. Liderança em qualidade, foco ao segmentar o mercado e atuação perfeita. Praticas socioambientais e conformidade legal podem ser a pratica para se manter no Mercado.
O avanço tecnológico e a modernização trouxeram consigo sequelas que afligem a vida humana na terra, ameaçam as espécies da fauna e flora e afetam diretamente a disponibilidade de recursos. Inseridas neste contexto e fortemente pressionadas por seus stakeholders, as empresas iniciaram uma busca pela remodelação de seu papel social e dos valores que direcionam o seu negócio, o que levou ao surgimento do conceito de responsabilidade social corporativa. Esta passou a ser primazia e seus valores e práticas vão sendo inseridas conforme o ciclo de aprendizado da organização, no que tange o seu papel frente às questões sociais e ambientais decorrentes de sua atividade, visando alcançar a sustentabilidade das práticas organizacionais.
Analisando melhorar o seu relacionamento com seus clientes e com opinião pública em geral, a empresa de telecomunicações VBN está interessada em rever alguns pontos dentro da empresa para boas práticas no que diz respeito á ética, responsabilidade social e governança.
Objetivo principal deste trabalho é sugerir um plano de ações empresariais que possa contribuir com o plano de negocios da VBN de baixar os abusos contra o individuo e a coletividade, alinhado com os objetivos da estrátegia da organização.
Desenvolvimento
Quando a empresa do segmento de telecomunicações VBN, após analisar que sua forma de se relacionar com os clientes e com a opinião pública não estava de acordo, pensou na obrigação de avaliar sua forma de relacionamento com seus colaboradores stakeholders, clientes, fornecedores, sociedade e ambiente em que estava inserida, resolveu buscar um plano de combates visando melhorar seu plano estratégico de negocio, ter em vista gerar um ambiente mais fecundo, harmonioso e eficaz, criativo, competitivo com um a relação agradável e transparente com a sociedade, através do desenvolvimento e implementação de ações que promoverão o respeito aos direitos individuais e coletivos.
Para a elaboração do relatorio com propostas a serem apresentadas á empresa VBN a fim de atingir os objetivos citados acima, abordaremos em nosso relatório aos seguintes estágios
- Elementar
- Engajado
- Inovador
- Ingegrado
- Transformador
2.1 Ações utilizada pela empresa para assegurar a sua integridade.
A VBN com alguns esforços a fim de impor suas ações presentes a serviço da construção de uma imagem futurista e positiva que melhor se adapta a sua reputação junto á opinião pública, clientela e demais steakholders.
Segundo Ashley (2005) uma dessas ações seria a construção de um sistema de governança corporativa, pois, se formalmente estabelecido, é fundamental para uma empresa ser reconhecida como socialmente responsável. Esses autores reforçam que a governança corporativa representa os pilares que asseguram a certeza dos steakholders. Ideia da pública, clientes e demais steakholders. Na opinião de Ashley (2005) uma dessas ações seria a construção de um sistema de governança corporativa, pois, se formalmente concretizado, é fundamental para uma empresa ser reconhecida como socialmente responsável.
Esses autores reforçam que a governança corporativa seja parte da realidade de uma empresa, é preciso que alguns passos sejam dados, de forma a implementar esses pilares natural e precisamente na rotina de um negócio. Reunir os membros de uma corporativa, formando um conselho consultivo, será o momento inicial, quando serão deliberadas as regras e como serão postas em prática, atendendo a todos os pilares previstos. Com isso, o desenvolvimento de softwares administrativos, acordos de atuação, entre outras disposições, possibilitarão essa aplicação.
Os interesses e desígnios dos membros da empresa, bem como questões relacionadas à gestão empresarial, emprego de recursos e tecnologias que serão utilizadas, devem estar em alinhamento de forma equilibrada, em um consenso. Para o bom andamento de um negócio, é necessário que cada participante da administração ande no mesmo ritmo, almejando os mesmos fins. Os valores e princípios deverão ser aplicados de maneira universal na companhia, desde o sócio majoritário até cada empregado, para que os pilares da governança corporativa atinjam suas finalidades fundamentais.
A VBN deverá desenvolver um programa de integridade que indicará os novos rumos da empresa e colocá-los em prática por meio do Ciclo PDCA, ambém chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência.
...