A Ética e Sustentabilidade
Por: priscilaiwata • 2/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
VBN TELECOMUNICAÇÕES
Ética, Responsabilidade Social e Governança
Setembro/2021
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por:
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma:
Tópicos desenvolvidos
- Apresentação e Objetivo
- Desenvolvimento
- Considerações Finais e Recomendações
- Bibliografia
Apresentação e objetivo
Ética e sustentabilidade: Esses são alguns dos assuntos mais discutidos atualmente.
Segundo a Wikipédia, ética (do grego ethos: "caráter", "costume") é o conjunto de padrões e valores morais de um grupo ou indivíduo. A ética empresarial diz respeito aos valores éticos e morais de uma organização dentro do seu ramo de atuação, assim como diante de seus stakeholders, ou seja, colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes.
Já a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. De acordo com Kempson Cabral, a sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas empresarias economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis que garantam o desenvolvimento sustentável.
Quando uma organização adota e aplica a ética e a sustentabilidade em seus princípios básicos, ela desenvolve potencial para crescer de maneira estruturada. Ela é vista pela sociedade como uma empresa responsável. Diante desse cenário, a empresa de telecomunicações VBN está interessada em revisar alguns aspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública em geral. O objetivo desse relatório é orientar a empresa VBN sobre como adotar boas práticas em relação a ética, responsabilidade social e governança.
Para atender ao objetivo proposto, o relatório a seguir abordará os seguintes tópicos:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
- soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Desenvolvimento
As empresas precisam estar de acordo com diversas leis, regras e conduta. O estabelecimento da ética empresarial visa justamente enquadrar as empresas a essas regras. Aplicá-la é muito importante e traz diversos benefícios para as organizações, tais como crescimento estruturado, redução de fraudes, fortalecimento da marca e imagem da empresa, atrai interesse de potenciais parceiros e investidores, entre outros.
A empresa de telecomunicações VBN pretende adotar boas práticas em relação a ética, responsabilidade social e governança. Para apoiar a VBN no atingimento desse objetivo, estruturei os itens abaixo.
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
Segundo o Sebrae, uma empresa íntegra é aquela que passa uma boa percepção de valor, de confiabilidade, de segurança e, acima de tudo, de respeito aos clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores. Uma empresa íntegra atua dentro da legalidade, pautando suas atividades por valores e princípios éticos, buscando sempre defender a honestidade e impedir a ocorrência de irregularidades em seus negócios.
Recomendo que sejam tomadas as ações relacionadas abaixo a fim de implantar um Programa de Integridade na VBN:
- Criação de um código de ética e conduta;
- Adotar medidas para combater e prevenir atos de corrupção e fraude;
- Cursos e treinamentos;
- Criação de mecanismos de controles;
- Criação de um departamento de compliance;
- Análise de riscos;
- Comprometimento de todos, inclusive da alta direção;
- Criação de canais de denúncia
As empresas que implantam medidas de integridade são beneficiadas de diversas formas, tais como: atração de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura, evita a ocorrência de fraudes e irregularidades, tem mais conhecimento sobre o seu negócio e mercado, melhor aplicação de recursos financeiros, entre outros.
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
Respeitar os direitos individuais e coletivos é premissa para uma organização. Os indivíduos tem identidades próprias, culturas e gerações diferentes, o que se torna obstáculo para a cultura organizacional. Quando uma organização inicia a implantação de um programa de proteção aos direitos individuais e coletivos, existirá resistências devido ao possível conflito de interesses, falta de entendimento, resistência a mudanças, entre outros pontos.
Para que a VBN tenha uma boa implementação dessas medidas será necessário fazer um planejamento cauteloso, comunicação transparente, envolvendo o maior número de colaboradores possível. Assim cada colaborador entenderá seu papel dentro da empresa, sua importância, tendo uma visão sistêmica, e sabendo que sua atitude individual poderá prejudicar o todo.
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
Esses impactos podem trazer consigo: a depreciação da imagem e da estrutura corporativa, perda da credibilidade dos seus stakeholders, desmotivação dos colaboradores, aumento do absenteísmo, perda da qualidade de vida no trabalho, doenças (ex: síndrome burnout), conflitos internos (seja ele entre stakeholders ou não), perda de produtividade e rentabilidade da própria empresa, gerando assim, efeitos negativos nos mais diversos âmbitos da sociedade, abrangendo-se mas não limitando-se aos stakeholders externos, pois a devida conduta pode surtir efeitos gravíssimos na sociedade detentora da palavra final dos produtos e serviços que chegam até ela.
...