A Administração por Objetivos
Por: delavechia2015 • 18/10/2015 • Seminário • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 302 Visualizações
André Antônio de Oliveira
Matheus Guilherme Doege
Régis de Lavechia Tavares
Teoria da Administração por Objetivos
(APO)
Blumenau
2015
A Administração por Objetivos (APO) surgiu em meados da década de 50. O termo foi introduzido popularmente por Peter Drucker em seu livro “Práticas da Administração de empresas”, Peter hoje é considerado o pai da APO.
O método de Administração por Objetivos foi criado para proporcionar melhor gestão às empresas, priorizando o planejamento, controle e foco nos objetivos pessoais e empresariais.
A origem está basicamente na mudança da visão administrativa, quando se modifica o enfoque da produção visando os resultados finais. Nesse modelo de administração gerentes e subordinados negociam juntos os objetivos da empresa, de modo que se deixa de lado em primeiro momento o nível hierárquico dentro da empresa.
Características da APO
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado. Gerente e subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos. No entanto, essa participação variaconforme o sistema adotado.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição. A APO está fundamentada na definiçãoe objetivos por posições de gerência. Determinar os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar. Os objetivos devem ser quantificados e com prazos definidos.Em media são traçados de quatro a oito objetivos para cada posição especifica
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais. Essa ligação deve envolver objetivos comerciais comobjetivos de produção, ou objetivos de um nível com os objetivos dos níveis superiores e inferiores.
4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados. A partir dos objetivos traçados, o gerente e osubordinado passam a elaborar os planos táticos adequados para alcançá-los da melhor maneira. Os planostáticos são os meios capazes de alcançar os objetivos departamentais. Na sequência, os planos táticos serãodesdobrados e detalhados em planos operacionais. Em todos os planos táticos e operacionais, a APO enfatiza a quantificação, a mensuração e o controle. Torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Se um objetivo não pode ser medido, seus resultados não podem ser conhecidos. A mensuração e o controle são os elementos que causam as maiores dificuldades de implantação da APO.
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.Todos os sistemas de APO envolvem a avaliação e arevisão regular do processo e dos objetivos alcançados, permitindo que providências sejam tomadas e novosobjetivos sejam fixados para o período seguinte.
6. Participação atuante das gerências e dos subordinados. Há intensa participação do gerente e dosubordinado. Quando o gerente define os objetivos, vende-os aos subordinados, mensura-os e avalia oprogresso, o processo torna-se muito mais um controle por objetivos do que propriamente uma Administraçãopor Objetivos.
7. Apoio intensivo do staff. A implantação da APO requer o apoio intenso de um staff treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça-o você mesmo" não é aconselhável em APO, pois ela exige coordenação e integração de esforços, o que pode ser feito pelo staff.
Segundo Drucker entre as vantagens da APO estão em possibilitar ao administrador o controle do seu próprio desempenho,através do método disciplinar do crescimento da empresa, o equilíbrio dos objetivos a longo e curto prazo, o melhor aproveitamento da capacidade dos gerentes, trabalho em equipe e a melhoria das relações entre chefes e subordinados.
A importância dos Objetivos
Os objetivos são de suma importância, pois proporcionam uma diretriz ou finalidade comum, permitem o trabalho em equipe eliminando tendências egocêntricas, servem de base para avaliar planos e evitar erros, melhorando as possibilidades de previsão de futuro, quando os recursos são escassos, ajudando a orientar e prever sua distribuição e critérios. Devem ser específicos, mensuráveis e basear-se em dados corretos.
Os critérios para escolha dos objetivos são fixados de acordo com a prioridade e a contribuição para o alcance dos resultados-chave da empresa. Deve-se procurar as atividades que têm maior impacto sobre os resultados e focalizar objetivos nas atividades e não na pessoa, detalhar cada objetivo em metas subsidiárias, usar linguagem compreensível para os gerentes, manter-se dentro dos princípios de administração, concentrar-se nos alvos vitais do negócio e não se dispersar em atividades secundárias.
O objetivo deve indicar os resultados a atingir, mas não deve limitar a liberdade de escolha dos métodos, indicar o quanto, mas não o como, deve ser difícil de ser atingido, requerendo um esforço especial, mas não a ponto de ser impossível, deve representar uma tarefa suficiente para todo o exercício fiscal da empresa, estar ligado ao plano de lucros da empresa, que deve ser, para alguns autores, o objetivoúltimo.
Hierarquia de objetivos:
- Objetivos estratégicos: São os chamados objetivos organizacionais, ou seja, objetivos amplos e que abrangem a organização como umatotalidade. Suas características básicas são: globalidade e longo prazo;
- Objetivos táticos: São os chamados objetivos departamentais, ou seja, objetivos referentes a cada departamento da organização.Suas características básicas são: ligação com cada departamento e médio prazo;
- Objetivos operacionais: São objetivos referentes a cada atividade ou tarefa. Suas características básicas são: detalhamento e curtoprazo.
Para alcançar os objetivos traçados pela organização, é preciso saber como alcançá-los, e para isso é necessário estabelecer estratégias empresariais tendo como finalidade obter esses objetivos de forma eficiente, e escolher as táticas e operações que melhor implementem a estratégia adotada.
Comparação entre estratégia e tática
Estratégia | Tática |
Envolve a organização como uma totalidade | Refere-se a cada departamento ou unidade |
É um meio para alcançar objetivos organizacionais | É um meio para alcançar objetivos departamentais |
É orientada para longo prazo | É orientada para médio ou curto prazo |
É decidida no nível institucional da organização. | É definida no nível intermediário pelo gerente |
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico refere-se à maneira pela qual uma organização pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É necessária uma avaliação de alguns fatores como o ambiente externo (ameaças e oportunidades), ambiente interno, fraquezas e oportunidades dentro da empresa, para então iniciar o processo de elaboração da estratégia com planos táticos e operacionais.
...