TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Investimento

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 12

 SUMÁRIO

  1. Introdução ..........................................................................................................4

1.1Investimentos ....................................................................................................................5

1.2 Identificação do tipo de negócio.........................................................................

1.3 Produto para comercialização................................................................................

2. Fluxo de Caixa Relevante ........................................................................................

2.1 Cálculos, Estimativa e Fluxo de Caixa Relevante ..............................................

3 Sistema de Liquidação e de Custódia – SELIC        ........................................................

3.1 Técnicas de Investimento ........................................................................................

4. O Efeito da Inflação na Análise de Investimento  .....................................................

4.1 O imposto de Renda e a Depreciação ...................................................................

4.2 Avaliação dos Efeitos da Inflação, imposto de renda e depreciação sobre o projeto elaborado.....................................................................................................................

INTRODUÇÃO

Introdução

Ao realizarmos uma pesquisa, considerando qualquer universo significativo de empresas, certamente obteremos uma lista com muitos objetivos relativos às suas razões de existirem. Muitos deles serão comuns a muitas delas, outros serão mais específicos, e da mesma forma teremos empresas com poucos objetivos e outras com vários. No entanto, todas terão um objetivo que podemos dizer que é tácito e intrínseco à razão de ser de todas elas, que é obter lucro por meio dos produtos ou serviços que fornecem; a não ser, obviamente, quando se tratar de empresa que não vise lucros.

Considerando o exposto, é de fundamental importância que se faça, periodicamente, análises financeiras para se conhecer a saúde da empresa, ou seja, sabermos se a realidade da empresa está de acordo com as expectativas do plano de negócio projetado, e se a mesma tem viabilidade econômica futura.

Para isso fazemos uso da contabilidade que, a parte o conceito de ser uma ciência, pode ser considerado segundo Marion (2009), como um sistema de informação que recebe dados das movimentações financeiras, processa e produz relatórios para o cumprimento de obrigações legais e para suprir os proprietários, e acionistas conforme o caso, de informações sobre os resultados da empresa.

Objetivo

Realizar uma análise de investimento de uma empresa, considerando as informações contábeis legais disponíveis, emitindo parecer sobre a viabilidade de investimento.    

.

  1.  Investimento

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em sua relação a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:

Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. O investimento público, em geral, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retorno social. Alguns exemplos de investimentos públicos são os hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário dos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos em entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.  Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

A Importâmcia dos Investimentos

Investimentos têm uma importância fundamental tanto para economia quanto para as organizações, pois todo investimento é um comprometimento de dinheiro ou de outros recursos da empresa, por isso, não deve ser feito por empolgação ou mesmo de forma intuitiva, mas sim através de uma análise detalhada, para que seja claro se seus resultados futuros justificam seu custo e sua implementação irá trazer lucro para a empresa, uma vez que os recursos financeiros são escassos e como tal muito valiosos para a organização.

          - Quanto maior o conhecimento que o empresário tiver da sua empresa e do seu futuro investimento, mais fácil será adequar o modelo de análise de investimento para sua organização, e encontrar resultados mais possíveis da realidade.

  1. Expansão das organizações: a organização, em especial as privadas, tem por seu objetivo crescer e expandir seu mercado e assim gerar mais retorno ao seu investidor.
  2. Reposição de capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimentos, no mínimo, suficiente para repor desgaste das suas maquinas e equipamentos.

Análise de Investimento

Conforme já discutido, para se obter recursos, a organização necessita investir. Contudo, o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabendo ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções.

As Considerações Econômicas

Essas considerações levam em conta, sobretudo, a rentabilidade e o risco de investimentos. Todas as análises profissionais de investimento levam em consideração o custo de oportunidades, também conhecidos como custo de capital.

As Considerações Financeiras

Essas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamento. Por exemplo, não há por que analisar a compra de um carro á vista ou financiado se não há dinheiro suficiente para compra-lo à vista e/ou financiado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com