A Analise de Investimentos
Por: babsie • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.591 Palavras (15 Páginas) • 127 Visualizações
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Ribeirão Preto – SP
Curso: Administração.
Disciplina: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Professor: Carlos Cherri.
RIBEIRÃO PRETO
2013
FACULDADES ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Ribeirão Preto – SP
Disciplina: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Trabalho apresentado como exigência para de avaliação na disciplina de Análise de Investimentos, no 5° semestre do curso de Administração, da faculdade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação à Distância sob a orientação do Prof°
RIBEIRÃO PRETO
2013
RESUMO
O investimento tem grande importância, tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade. A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A coerência dessa afirmação é que, para o desenvolvimento da economia, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas máquinas e instalações, para aumentar o PIB em longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
- CDB
- Caderneta de poupança
- Debêntures
- Ações de empresas
- Fundos de investimento
- Títulos Públicos
Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz avaliações detalhadas, onde se verifica e melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações de acordo com as que foram mencionadas acima. Por isso, antes de se investir é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado, para avaliar qual é a melhor opção de investimento do momento, para depois elaborar o planejamento estratégico e nele concentrar todos os esforços em busca da melhor rentabilidade para a organização. O planejamento tem um papel de destaque em qualquer tipo de investimento, portanto, durante o planejamento o investidor consegue analisar a fundo, quais são as melhores opções de investimento e tentar de um modo geral mensurar quais são seus reais riscos de perda em cada tipo de investimento.
Palavras-chave: Análise de Investimentos, Fluxo de Caixa, Aplicações Financeiras, Rentabilidade.
SUMÁRIO
- Introdução……………………………………………………...……05
- Apresentação…………………………………………………..……05
- Investimento Inicial………………………………………....………06
- Estimativa de Vendas. ……………………………………….………08
3.1 Mão De Obra………………………………………..........................08
3.2 Despesas Tributárias e Contribuições……………………….............08
3.3 Depreciações dos Bens..…………………………………..…………08
3.4 Custos Anuais……………………………………………..…………08
4. Balanço Patrimonial………………………………………..………….09
5. Fluxo de Caixa……………….……………………………...…………11
6. DRE – Análise Vertical e Análise Horizontal…………………………12
7. Viabilidade do Projeto...……………………………………………..…12
7.1 Taxa Mínima de Atratividade………………………………………...12
7.2 Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR) …….13
7.3 Payback descontado……………………………………………………15
7.4 Conclusão…………………………………………....…………………15
8. Considerações……………………………………………………………16
9. Referências Bibliográficas……………………………………………….17
1. Introdução
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o fluxo de caixa de uma empresa de consultoria recém-estruturada. A Demonstração do Fluxo de Caixa consiste em ferramenta de gestão financeira, tendo como principal função o suporte ao processo decisório nas organizações. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica. O estudo revela que a gestão do fluxo de caixa é fundamental para o controle financeiro de todas as organizações, sejam elas com fins lucrativos ou não, e classificadas como pequenas, médias ou grandes empresas.
O atual mercado de negócios se apresenta cada vez mais competitivo e exigente, características do mundo globalizado. Em decorrência disso, as organizações atuam para a melhoria da eficiência e da eficácia em sua gestão, na busca de melhor desempenho em suas atividades para assim, diminuir custos e proporcionar melhor qualidade e menor preço ao mercado consumidor, no intuito de se manter nesse mercado e garantir sua sobrevivência. Um dos fatores que pode favorecer o bom desempenho de uma organização é o controle dos fluxos financeiros, pois isto poderá contribuir no processo decisório de forma rápida e segura, com vistas à captação e a aplicação de recursos da empresa.
...