TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA NAS PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  8/6/2019  •  Artigo  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 17

A CONTROLADORIA NAS PEQUENAS EMPRESAS

RESUMO

Este trabalho tem como conteúdo, “A importância da Controladoria nas pequenas empresas” abordando a principio relevâncias das empresas na economia brasileira, bem como as dificuldades e os obstáculos que as mesmas enfrentam, de forma atuante e competitiva no mercado, e como os principais fatores que levam as empresas quebrarem precocemente. Por conseguinte, esta pesquisa tem como objetivo evidenciar o quão a Controladoria pode ser benéfica para as empresas de pequeno porte, e tornando ponto essencial na melhoria da gestão estratégica, dos resultados financeiros e operacionais e geração de valor para o negócio. O método adotado na elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica baseada no referencial teórico já produzidos em livros, artigos e demais publicações. Devido às pesquisas realizadas foi possível notar que com a implantação da Controladoria, seja ela internamente ou com apoio terceirizado, os benefícios são reais e significativos, profissionalizando o processo de tomada de decisão.

Palavras chave: Controladoria, economia, mercado, tomada de decisão..

ABSTRACT

This work has as its content, "The importance of Controllership in small companies" approaching the principle of companies' relevance in the Brazilian economy, as well as the difficulties and obstacles they face, in an active and competitive way in the market, and as the main factors which lead companies to break down early. Therefore, this research aims to highlight how the Controllership can be beneficial to small businesses, and making essential point in improving strategic management, financial and operational results and generation of value for the business. The method adopted in the elaboration of this work was the bibliographical research based on the theoretical reference already produced in books, articles and other publications. Due to the research carried out, it was possible to note that with the implementation of the Controllership, whether internally or with outsourced support, the benefits are real and significant, making the decision-making process more professional.

Key words: Controllership, economy, market, decision-making

INTRODUÇÃO

Todos os anos surgem milhares de novas empresas no mercado, estimulados pela descoberta de novas demandas e pelo espírito empreendedor. Neste contexto, segundo o Sebrae, mais de 90% do total das empresas ativas no país correspondem a micros e pequenas empresas.

Estudando esses dados e aprofundando as pesquisas, descobre-se que este grupo de empresas possuem dificuldades quanto a sua consolidação e manutenção no mercado, e infelizmente fecham as portas antes mesmo de completarem o segundo ano de vida.

Diante desse fato, pequenas empresas, necessitam de elaboração, formas de gerenciamentos mais eficazes e a ausência de conhecimento por parte dos gestores de como fazê-la, faz-se necessário um estudo aprofundado desses assuntos, e a partir disso evidenciar a importância, os benefícios e melhorias trazidas pela implantação da controladoria como ferramenta de gestão e melhoria no processo gerencial e de tomada de decisão nas empresas de pequeno porte.

Por isso, o presente estudo tem como o objetivo geral demonstrar a importância e os benefícios da aplicação na controladoria como ferramenta estratégica na tomada de decisão e na gestão de pequenas empresas. Como objetivos específicos, determinou-se: a importância das pequenas empresas na economia brasileira e as dificuldades de permanência no mercado por elas enfrentadas; a importância da controladoria para a gestão de pequenas empresas; e as funções e responsabilidades do profissional da área de Controladoria. Para o desenvolvimento desse trabalho.

DESENVOLVIMENTO

O surgimento da Controladoria, de acordo com Beuren (2002, p.20), se situa “no século XX nas grandes corporações norte-americanas, com a finalidade de realizar rígido controle de todos os negócios das empresas relacionadas, subsidiárias e/ou filiais”.

Com a globalização, o avanço tecnológico e as exigências dos consumidores, o mercado vem se tornando cada vez mais competitivo, e as organizações deve sempre se manter atualizadas conforme as tendências. E a controladoria se torna uma ferramenta fundamental na elaboração do planejamento estratégico e operacional, ela engloba todos os setores da empresa, principalmente o que se ocupa do setor financeiro.

Conforme citação de Mosimann (1999, p.99), considera que:

A controladoria é o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos da ciência da administração, economia, psicologia, estatística e principalmente da contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com a finalidade de orientá-las para a eficácia, delegando para a tomada de decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o enquadramento do suporte ao processo de gestão.

O acompanhamento constante dos resultados dentro da organização é fundamental para o sucesso do mesmo. De acordo com Schimidt e Santos (2006, p.28), para que a controladoria tenha capacidade de exercer suas atividades com sucesso, é imprescindível considerar no mínimo, os seguintes fatores: “o negócio da entidade; as principais crenças e valores dos controladores; a real missão da entidade; a visão de futuro que deverá ser buscada pelos gestores”.

Segundo Bianchi et al. (2005, p.02):

A atuação da área de controladoria pode ser vista sob duas perspectivas: primeira, como um órgão facilitador que fornece informação as demais áreas da empresa para que possam implementar suas estratégias especificas; segunda, como a área que procura integrar o processo de decisões estratégicas de cada área com o objetivo global da organização, ou seja, com a diretriz estratégica da empresa como um todo.

Devemos considerar que a controladoria desempenha seu papel de empresa para empresa, observando o ramo do negócio, localização, hierarquia e até mesmo organizacional. O principal objetivo da controladoria é fiscalizar, planejar e auxiliar na tomada de decisão, buscando sempre atender a demanda do mercado. Isso envolve todas as questões sociais da empresa, como a motivação dos funcionários para melhor desenvolver suas tarefas e satisfazendo todas as necessidades dos consumidores no segmento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com