A Coca-Cola
Por: Alexandre Valadares • 7/10/2021 • Trabalho acadêmico • 453 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
Alexandre Carvalho Valadares - 621680
A Coca-Cola começou com intuito de seu criador de curar seu vício em morfina usando a cocaína contida na folha de Coca, mas após a produção do seu vinho percebeu alguns ganhos como ajuda na ressaca, melhorar dor de cabeça e dar animação e por isso inicialmente gerava esse desejo em quem comprava, mas com o passar dos anos e alterações na formula devido a proibições e publico alvo, o que mais se procura neste refrigerante é a animação, energia e se refrescar. Desde o início a Coca-Cola se diferenciou por ser única (já que seu dono guardou sua formula a sete chaves) e pela imagem que ela vendia, sendo pioneira no produto e no marketing.
Desde o início a Coca adotou o conceito de marketing, ela não vendia só seu produto e sim um estilo de vida, a Coca sempre tentou mostrar em seus comerciais o “american way of life”, além disso, após a proibição da relação de seu uso com crianças menores de 12 anos, para continuar a atrais esse público, tornaram os seus comerciais joviais. Sempre davam ênfase a estilo de vida simples e feliz.
Outra coisa é que a Coca foi quem começou a utilizar um modelo de garrafas diferente, a ideia era ser conhecida no escuro e se diferenciar das outras. Com essa jogada, a Coca se diferenciava de outras marcas ao mesmo tempo que chamava atenção de homens com seu formato baseado em uma grande modelo da época, a garrafa foi chamada de saia-funil. Ou seja, podemos ver seu trabalho de público atingindo crianças e adultos e ainda sua visão em se tornar única em poucas medidas.
Um de seus maiores concorrentes, a PEPSI, só cresceu no mercado quando começou a mudar seu estilo de comercial, entrando em umas das maiores briga de imagem já vista na história, Coca e PEPSI propiciaram uma batalha de marketing para dominar o público décadas, que inclusive dura até os dias de hoje. Os refrigerantes eram de gosto e benefícios parecidíssimos, sendo assim o que estava em disputa era o conceito, do qual as pessoas queriam fazer parte. Como citado no documentário, uma psicóloga conta a história de uma paciente que dizia não se encaixar na PEPSI GENERATION, que para ela era o estilo de vida mostrado em um dos comerciais mais bombásticos da PEPSI.
Portanto, o que tornou Coca-Cola o ícone que ela é hoje, foi seu pioneirismo, visão de marketing futurista e seu foco em como conquistas seu público, vendendo uma ideia ou ate mesmo uma cultura ao invés de um simples produto e sua qualidade. Sua marca foi tão diferencial, que diversos produtos no passado usaram nomes parecidos para tentar vender em seu mercado tão dominante.
...