A História da Administração
Por: giulia.kassia • 3/11/2021 • Trabalho acadêmico • 826 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
CAPÍTULO II
REVISÃO CONCEITUAL
A Administração é uma ciência social aplicada responsável pelo planejamento, organização, direção e controle dos recursos (humanos, financeiros, materiais, entre outros) de uma organização.
Segundo Peter Drucker administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas. “O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao funcionário” (TAYLOR, 1990, p. 24).
Quando nos deparamos com os conceitos de administração de autores diversos e, dentre eles, o de Taylor (1990), vemos em todos os sentidos a finalidade de gerar sustentabilidade ao negócio.
O objetivo final da administração, se não for igual, é muito semelhante ao objetivo final do marketing. Ambas as áreas visam a sustentabilidade do negócio através da venda de produtos e serviços, que para o marketing é entendido como troca de valores.
Philip Kotler explica que Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor. Já para Peter (2000, p.4) o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.
De acordo com os dois conceitos abordados, o marketing tem a função de tornar a venda mais fácil. Quão melhor elaborado a abordagem dos seus compostos, mais fácil pode se tornar a venda para seu cliente. Até porque cliente é a pessoa que adquire produtos e/ou serviços das organizações para consumo próprio, produção de bens e serviços ou distribuição.” (BRETZKE apud DIAS, 2003, p.38).
Sendo assim, é importante observar que existem vários perfis de clientes, esses devem ser identificados para uma melhor análise e implantação de processos de atendimento eficazes. Segundo Hooley, Saunders, Piercy (2005) esses perfis são: o iniciador, o influenciador, o decisor, o comprador e o usuário.
Já em relação a política de comunicação comercial a preocupação da empresa com a responsabilidade social deve englobar o marketing e a comunicação com os consumidores segundo Weingrill (2003). Para que a organização crie valor para a sociedade e lhe comunique, a mesma deve elencar a coerência com suas ações de comunicação. Uma política para esse assunto formalizada expressa o alinhamento entre o marketing empresarial e seus princípios e valores. Tais políticas estendem-se aos materiais de comunicação com clientes e consumidores, além de basear seu relacionamento com uma cultura de responsabilidade social
De acordo com o Instituto Ethos, "a publicidade de produtos e serviços deve garantir seu uso adequado." O instituto refere-se ao detalhamento das informações contidas nas embalagens dos produtos oferecidos. Também deve ser informado um suporte de serviço antes, durante e depois do consumo.
Segundo Weingrill (2003), o legado que a AGCO Corporation do Brasil deixou quando buscava melhor atendimento aos clientes e melhoria no fornecimento de seus produtos diz respeito à competitividade da empresa quando a mesma é excelente no atendimento ao cliente. A empresa deve ter o compromisso de melhorar continuamente seu atendimento a implementar também outras melhorias em seus produtos. Todas as áreas precisam envolver-se na busca pela melhor qualidade no atendimento. "A empresa é responsável pelo constante aprimoramento dos produtos e serviços, priorizando as informações vindas dos clientes." (WEINGRILL, 2003: 236)
...