A Importância Do Coaching Para O Desenvolvimento Pessoal Na Empresa
Por: JOSEFILHO58 • 25/9/2023 • Trabalho acadêmico • 2.024 Palavras (9 Páginas) • 71 Visualizações
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL NA EMPRESA
Belém/PA
02/2021
1 COACHING EDUCAÇÃO
1.1 INTRODUÇÃO: COMPREENDENDO O QUE É COACHING
Na busca constante de aprimoramento, as pessoas buscam sempre aquilo que as façam bem dentro de suas capacidades e limitações. Muitas vezes a falta de visão sobre sua própria vida contribui para uma percepção equivocada de sua realidade, assim como também suas potencialidades.
Diante desta constante, o Coaching, compreendido como um processo de desenvolvimento para a transformação da realidade, a priori individual, pode contribuir significativamente para que aquele indivíduo que esta em buscadessa transformação, tenha acesso a recursos e ferramentas, além do apoio necessário para que ele saia de sua realidade atual (que ele pode considerar limitadora) para atingir uma dada realidade futura desejada (potencialmente desejada).
Segundo MASCARENHAS (et. al., 2008), Coach é um termo em inglês que significa treinador, técnico ou preparador, logo, como derivativo desta palavra, surgiu o termo Coaching, que faz referência ao processo HBaplicado pelo Coach.
Na visão do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, o Coaching é um processo, orientado por uma metodologia específica, que se utiliza de ferramentas capazes de influenciar positivamente o individuo a mudar sua realidade e atingir objetivos específicos. Segundo o IBC, o coHaching é um processo que envolve um indivíduo, ou um grupo, a fim de firmarem, de forma consciente e voluntária, uma parceria para a criação de ambiente sinérgico e seguro, fomentando o comprometimento do(s) participante(s) do processo a darem o melhor de si para o alcance de metas e objetivos de forma acelerada, mais rápida.
De modo geral, pode-se compreender o coaching como um processo que leva o indivíduo, ou grupo (equipe ou empresa), a liberar o seu potencial para a melhoria do desempenho, objetivando o alcance de objetivos e resultado positivos. Para o IBC* (2014), o coaching
“... É uma metodologia que proporciona expansão significativa da performance profissional e produtividade pessoal. Coaching é sobre como sair de um ponto – estado atual – e chegar a outro ponto – estado desejado.”
*Instituto Brasileiro de Coaching, 2014 – PSC; versão 49 , pag 105.
Este processo envolve a participação de dois elementos o Coach, profissional devidamente habilitado para conduzir o processo de coaching e aplicar as ferramentas do método, e o Coachee, que no caso é o cliente (pessoa, grupo ou empresa) sobre o qual é aplicada a metodologia.
Segundo LAGES e O’CONNOR (2004), o Coach deve conscientizar o indivíduo sobre seu estado atual, apontar opções ajudando-o a tomar a decisão de mudança mais adequada, e apoiá-lo a persistir na mudança.
No âmbito das organizações, de acordo com MASCARENHAS (et. al., 2008), ser um coach, ocorre quando um profissional se compromete com o papel de apoiar alguém em seu processo de desenvolvimento. Cabe ressaltar que ao coach na organização, seu papel é incentivar o coacheea desenvolver um plano de ação para solucionar questão que envolvam sua produtividade e buscas de resultados mais rápidos.
De modo geral, o papel do Coach é apoiar o Coachee a encontrar, não necessariamente o melhor caminho, mais sim o caminho mais adequado a sua realidade e potencialidade individual ou de grupo. O Coach contribui para a reflexão do Coachee sobre sua realidade (estado atual), e o ajuda a definir metas e objetivos de transformação da realidade (estado desejado). O Coach, não tem como função dizer ao Coachee o que fazer e nem como fazer, mas sim incentivá-lo a refletir sobre o que é melhor e mais adequado a sua realidade, para alcançar o estado desejado.
Contudo, o Coaching é considerado como uma alternativa viável para pessoas, a nível individual ou profissional, assim como para empresas (equipes e grupos), que buscam de forma mais rápida e objetiva a promoção de mudanças que levem a transformação da realidade atual, direcionando para uma realidade previamente desejada.
1.2 O QUE É COACHING E O QUE NÃO É COACHING
Atualmente há muitas definições sobre o que é coaching, porém muitas destas definições confundem-se com outras metodologias. Para tanto, torna-se relevante a compreensão das principais diferenças acerca do que é de fato um processo de Coaching, com suas perspectivas e expectativas, assim como sobre o que não é Coaching, mas sim outras metodologias que quando aplicadas aos objetivos que lhes cabem atingem os resultados a que se propõem.
De forma geral pode-se compreender o Coaching como um meio de aprendizagem para o desenvolvimento individual ou grupal, afim de incentivar e apoiar um indivíduo ou grupo para atingir mais rapidamente resultados previamente acordados com o Coach.
O Coaching nunca deve ser confundido como um método que vise a correção punitiva de comportamentos ou ações de indivíduos ou grupos, assim como manipular, ou dizer o quê e como fazer para atingir determinado objetivo, com também o Coach em nenhuma hipótese deve se posicionar como o detentor de todas as respostas, pois é justamente o contrário que é verdadeiro, ou seja, as respostas devem ser vislumbradas pelo próprio indivíduo através de exercícios de reflexão da sua própria realidade.
O Coaching não deve ser confundido com terapia de fundo psicológico ou psiquiátrico, que tem como função diagnosticar, tratar e curar certas disfunções com origens no passado do indivíduo; assim como também não pode ser confundido com consultoria, orientação profissional, aconselhamento ou mentoria, pois a estes profissionais cabe dar respostas e direcionamentos a serem seguidos a risca como solução dos problemas.
De acordo com a visão do IBC, ao profissional Coach cabe contribuir com o Coachee para a visualização de um futuro desejado, onde incentivará nele a criação de foco através da elaboração de metas e objetivos tangíveis, assim como fomentar aspectos motivadores através da reflexão de sua própria realidade, eliminando crenças limitadoras e identificando
...