A Intoxicação x Infecção
Por: Dayanna Barreto • 10/4/2017 • Exam • 562 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
- Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?
Intoxicação se trata de uma contaminação de um organismo por substâncias orgânicas ou inorgânicas, enquanto infecção se trata de contaminação por microorganismos vivos. Ambos são capazes de gerar danos ao organismo contaminado.
- Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morte numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.
A dose letal para causar a morte em 20% da população deve ser menor, pois é realizada uma comparação entre a mesma substância, mesma via de administração e a mesma concentração.
- Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?
A dosagem para provocar a morte de uma pessoa é de 152mg por Kg.
Sendo a substância de 2mg/kg, a toxidade é Alta.
- O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?
É o conjunto de alterações químicas que as substâncias sofrem no organismo, geralmente por processos enzimáticos, formando composto mais polares e hidrossolúveis, resultando na diminuição ou a perda do efeito fármaco – toxicológico, facilitando a eliminação renal. Ela pode ser dividida em duas fases: Fase I – Modificação Química e a Fase II - Conjugação
- A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?
Aproximadamente 1 hora após o consumo, o etanol começa a ser excretado pelo organismo. A excreção ocorre principalmente sob a forma inalterada pelos pulmões e urina, embora pequenas quantidades possam ser detectadas na saliva, suor, esperma e leite materno.
- Qual a DL50 média para o etanol?
A DL50 média é de 7000 mg/kg
- O que é síndrome de abstinência?
Síndrome de abstinência é um conjunto característico de sinais e sintomas que ocorrem após a interrupção (ou, em alguns casos, diminuição) do consumo de uma substância, seja ela um medicamento ou uma droga de abuso. O quadro clínico de uma dada síndrome de abstinência varia de acordo com a droga consumida. A identificação do tipo de droga usada é importante para o correto tratamento, mas o abuso de mais de um tipo de droga é comum.
- A DL50 da cocaína fica em torno de 1 a 25mg/Kg. Verdadeiro ou falso? Qual a sua classificação em função de sua toxicidade?
Verdadeiro. Sua classificação é Alta.
- A cocaína tem preferência por tecidos/órgãos parenquimatosos na sua distribuição no corpo. Quais são estes órgãos? (cite 3 no mínimo)
Cérebro, rins e pulmões.
- Quais os principais componentes tóxicos do cigarro? Qual provoca dependência?
As principais são: Nicotina, Monóxido de Carbono (CO) e Alcatrão. Já o componente Nicotina é uma droga psicoativa responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.
- Porque dizem que fumar cachimbo ou charuto é menos prejudicial que o cigarro, já que a concentração de nicotina no cachimbo é maior que o do cigarro?
Pois não se traga a fumaça quando se fuma um cachimbo ou um charuto.
- Cite uma droga que não causa descomportamento social?
Cafeína.
...