A Lógica é extensivamente
Por: Daniel_1 • 4/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 544 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
INTRODUÇÃO
A lógica é extensivamente usada em áreas como inteligência artificial e ciências de computação; desde década 50 e 60, pesquisadores previam que quando o conhecimento humano pudesse ser expresso usando a lógica como a capacidade de pensar, ou seja, inteligência artificial. Com a introdução da programação lógica como uma tentativa de fazer computadores usarem raciocínio lógico e a linguagem de programação surge novos domínios da lógica.
A Lógica Clássica e a Lógica Simbólica resultam do estudo da Lógica formal, e da tentativa de encontrar a relação entre a linguagem e o pensamento. A lógica clássica assenta na estruturação do pensamento de maneira a que este possa ser dividido em símbolos. Símbolos esses que são as palavras e que respeitam uma determinada estrutura. Um exemplo desta estrutura é “ Todo o A é B”,introduzido porAristóteles que Foi o primeiro a simplificar a linguagem natural e a traduzi-la em variáveis, reduzindo-a à estrutura A é B. A partir destes termos tornados variáveis encontram-se regras de inferência que nos permitem raciocinar formalmente bem, apesar de esta estrutura ser correcta em determinados casos, para outros está incorrecta, significando que a Lógica Clássica está incompleta.
A Lógica simbólica assenta num código de sinais definidos e manipulados por regras, e na qual os símbolos têm somente um significado. Assim, através de um conjunto de regras, estes símbolos poderiam ser manipulados de forma tão rigorosa como um cálculo matemático. Assim assistiu-se à substituição das linguagens naturais por símbolos, permitindo assim a formalização completa da lógica e a suatransformação num cálculo de mais fácil operatividade.
Importa estudar a lógica em relação aos novos domínios pois apenas a sua completa formalização permitirá a elaboração de um programa no qual se reproduza a lógica humana. Apenas a racionalização da lógica à sua forma mais simples irá permitir isso.
Cibernética
A palavra cibernética tem a sua origem no grego kibernétes. Já Platão usou o termo e com ele pretendia designar "a arte de pilotar navios "mais a teoria cibernética (1958) foi posta pelo matemático Norte-Americano Norbert Wiener passou a ser ciência da comunicação e do controlo de homens e as maquinas. Com o fruto do seu trabalho, deste movimento surge o primeiro computador da nossa era que se desenvolveu a posterior robotização. A cibernética advém de umvariado leque de ciências como a matemática, a física, a electrónica, a medicina, a química, a mecânica e a computação. Tem como principal objectivo criar máquinas que funcionem da mesma forma que os seres vivos, que se autoreproduzam e até efectuem operações lógicas.
Dentro do campo da cibernética podemos inserir a Biónica e a Robótica. A Biónica é o campo da cibernética que estuda as ligaçõespossíveis entre máquinas e seres humanos, por exemplo, a biónica tenta criar músculos humanos mecânicos, mas que, no entanto funcionem da mesma forma que os músculos naturais. A biónica fundamenta-se então na biologia e na mecânica, como tal é natural que estude principalmente as características naturais do Homem ao mais profundo detalhe. A Robótica é o campo da cibernética que trata de estudar osaparelhos mecânicos, assim como o seu desenho e uso. Normalmente a robótica tenta criar aparelhos que são, ou mais exactos e meticulosos que um ser humano, ou que efectuam tarefas normalmente perigosa para esses mesmo seres humanos.
...