A LIDERANÇA E CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
Por: Víctor Moraes • 19/12/2017 • Resenha • 588 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
LIDERANÇA E CARACTERÍSTICAS DO LÍDER
O termo liderança nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. Apesar de muitos conhecerem essa palavra, nem todos entendem realmente o seu significado. No dicionário diz “relativo a líder: Comando, direção, hegemonia”.
Podemos definir liderança como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de determinados objetivos. A maioria das pessoas admiram líderes que: sejam honestos – (Afinal, se vamos seguir alguém queremos primeiro nos assegurar de que essa pessoa merece nossa confiança); tenham competência – (Para seguir alguém precisamos acreditar que essa pessoa sabe o que está fazendo. Precisamos vê-la como capaz e eficaz); olhem para diante – (Isto quer dizer, que esperamos que nossos líderes tenham senso de direção e se preocupem com o futuro da organização. Os seguidores querem uma orientação bem definida em direção ao futuro); e sejam inspiradores – (os seguidores esperam também que seus líderes sejam entusiasmados, animados, tenham muita energia e sejam positivos quanto ao futuro).
Ou seja, para sermos líderes precisamos ter credibilidade. A credibilidade de uma organização é fundamental para a coesão e o desempenho positivo dos trabalhadores. O comportamento do administrador e sua equipe é fator determinante na construção da credibilidade.
TEORIAS DE LIDERANÇA E PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
O interessante é que não existe apenas um modelo de liderança, e isso ocorre pelo fato dos seres humanos possuírem seus próprios desdobramentos em suas personalidades que combinados às suas experiências de vida e características naturais, resultaram em seus comportamentos profissionais e pessoais. Duas teorias que representam as tendências contemporâneas mais usadas no campo da Administração: Teoria do Traço e Teoria dos Estilos de Liderança.
A Teoria do Traço parte do princípio de que os líderes possuem características de personalidade que os auxiliam em seu papel. Nela acreditava-se que o indivíduo já nasce líder. Supunha-se que a influência exercida pelos líderes sobre outras pessoas dependia de características físicas, habilidades intelectuais e aspectos da personalidade.
A Teoria dos Estilos de Liderança defende que as pessoas podem ser preparadas para exercer o papel de líder. Essa teoria surgiu com o movimento humanista na administração que se voltou para as relações interpessoais. Ela se contrapõe à teoria clássica focada no desempenho de tarefas para aumento de produção.
Os conflitos dessas duas teorias deram origem à caracterização de dois estilos de liderança o: Autocrático: orientado para a produção. E o Democrático: preocupado com as relações interpessoais.
É importante destacarmos que nem sempre há concordância entre as expectativas-chaves organizacionais e individuais. A organização espera lealdade para com ela, logo as contribuições individuais e as expectativas são altas quando contrata um novo empregado. Claro que o inverso é verdadeiro, o trabalhador também tem muitas expectativas quando inicia um novo emprego. A cultura organizacional é um dos fatores críticos, tanto para a adaptação do novo empregado quanto para a implementação de processos de mudança. Para o administrador
...