A SOCIOLOGIA POSITIVISTA
Por: oliveirapaulinha • 27/2/2017 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
A SOCIOLOGIA POSITIVISTA
O positivismo foi denominado ainda de organicismo. Ele é também definido até os dias de hoje, principalmente pelos críticos de suas concepções teóricas, como Darwinismo social. Essa qualificação é decorrente da influência importante que as pesquisas de Charles Darwin exerceram sibre sua forma de ver a sociedade. Visão Darwinista: “todos os seres vivos se transformam ininterruptamente, tendo por designio seu aprimoramento e o cumprimento da necessidade de garantia da sobrevivência.
De um ponto de vista teórico, a sociologia positivista foi configurada pela tentativa de seus formuladores em constituir seu objeto de pesquisa, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando chegar à mesma objetividade e ao mesmo êxito, nas formas de controle sobre os fenômenos sociais estudados.
ÉMILE DURKHEIM E OS FATOS SOCIAIS
Esse intelectual viveu entre 1858 e 1917, período compreendeu o ápice e a primeira grande crise interna do capitalismo monopolista europeu. Sua visa abrangeu di desenvolvimento no neocolonialismo à eclosão da primeira guerra mundial, com seu término e o início da primeira grande revolução socialista, a revolução russa de 1917.
Durheim compreendia o quadro pertubador colocado pela emergência da questão social, mas diacordava essencialmente do conteúdo de soluções que começava a ser proposto pelo pensamento socialista. Ele entendia que a sociedade predominaria sobre o indivíduo, uma vez que ela é que imporia a ele o conjunto das normas de conduta social.
Ao desenvolver a sistematização de seu pensamento sociológico, Durheim diferenciou-se de Saint-Simon e Comte, uma vez que seu aparato conceitual foi além da reflexão filosófica, constituindo um corpo elaborado e metódico de pressupostos teóricos sobre a problemática das relações sociais.
“AS REGRAS DO MÉTODO SOCIÓLOGO”.
As regras do método sociólogicos foi a primeira obra voltada para a discussão e definição de um método de pesqiisa sociológica produzida por um pensador social. Segundo Durkheim, esse método (Rodrigues, 1995:27) define-se a partir de três fundamentos principais: a independência em relação a qualquer filosofia, a objetividade e a determinação exclusivamente sociológica, todos a apontar que os fatos sociais são, antes de qualquer consideração analítica, coisas sociais.
...