A Segurança Pública
Por: mirelah • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Segurança Pública
A questão da segurança pública é um fato preocupante para todos nós cidadãos, o aumento das taxas de criminalidade e a sensação de insegurança estão se alastrando cada vez mais e gerando debates no público em geral. Até as pequenas cidades, inclusive na zona rural que antes era o lugar de sossego já é preocupação para os moradores. A desvalorização da profissão policial é um fato bastante comentado, além de ser uma profissão de risco ainda é mal remunerada, não atraindo profissionais qualificados.
O Brasil sempre foi vítima da insegurança e descaso com a segurança pública, devido à falta de recursos e a má administração de seus governantes. Os locais mais atingidos são as capitais cujo tráfico é muito forte por causa do índice de viciados em entorpecentes. No Rio Grande do Sul, foi feito um concurso em 2014 para o aumento do efetivo da Polícia Militar só que até hoje os aprovados não assumiram seus cargos, porque o governo alega falta de recursos e enquanto isso a população fica à mercê da criminalidade.
Diante de uma situação alarmante durante a última década, a segurança pública passou a ser considerado um desafio de grande importância para o estado, devido à situação atual tornou-se um dos focos mais relevantes para a sociedade. Com o aumento da taxa de criminalidade e a defasagem de profissionais da área de segurança, é evidente que este cenário acaba refletindo no dia a dia. Esta escalada da violência que se disseminou pelo estado por falta de medidas incisivas e investimentos por parte do governo transformou em um caos a situação da população em geral, que busca apenas tranquilidade ao tratar do setor da segurança pública.
É notável que o aumento da insegurança no estado do Rio Grande do Sul foi agravado nos últimos anos principalmente devido à crise financeira na qual fez com que houvesse redução de investimentos na área. Medidas já estão sendo tomadas, há muitas negociações e projetos para se tratar desse problema, mas até o momento há pouco resultado. Os governantes precisam ser mais eficazes, estarem mais presentes e serem mais ativos nas comunidades. Estas medidas somadas ao aumento das forças policiais vão trazer, pelo menos, a sensação de segurança de volta para as pessoas.
...