A Sociologia Organizacional
Por: BINHA_1981 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Tomando por base os escritos de Joel Charon e do professor Golias Silva, escreva um pequeno texto descrevendo a origem da Sociologia e caracterizando-a enquanto disciplina dedicada a estudar o homem cientificamente.
Para entender a origem da sociologia, ciência que estuda as relações humanas de modo metódico e sistemático, se faz necessário perceber que o ser humano não vive só e, sendo assim, existe uma relação de interdependência entre esses seres que gera especificidades. O início desta convivência nos remete a um período distante, cerca de 10.000 anos atrás, onde o ser humano passa a viver nos chamados aglomerados humanos como forma de facilitar sua vida.
Podemos então entender a sociologia como a ciência que pretende estudar o homem em suas relações sociais e não como um ser isolado pois, sendo parte de um meio social, os seres vivem sob influências exteriores e estas são objeto de estudo da sociologia.
Esta necessidade de estudar o ser em suas relações sociais vem desde a Antiguidade, onde vários pensadores tentavam estudar fenômenos sociais para entender a sociedade e o seu desenvolvimento.
Neste sentido, a Sociologia poderia ser vista como a mais velha de todas as ciências.
A sociologia pressupõe que é possível estudar cientificamente a sociedade entendendo que esta só pode resultar das ações dos indivíduos, ao mesmo tempo que tais ações são orientadas por estruturas ou por valores, que se apresentam mais estáveis e duradouros que os próprios atores.
A sociologia procura identificar as alterações que ocorrem na sociedade, definindo a ordem que regula tais ações realizadas pelos homens, dando forma às suas relações.
Marx, Durkheim e Weber, são considerados os fundadores da sociologia pois, apesar de usarem métodos diferentes, seguiam o mesmo objetivo. Estes três pensadores formularam suas propostas científicas a partir da sociedade industrial e capitalista, partindo do pressuposto de que as causas dos fenômenos sociais devem ser encontradas exclusivamente nas relações entre eles.
Os principais aspectos da sociologia a serem compreendidos são o de avaliar o ser humano na sociedade, verificar, analisar e discutir os elementos sociais objetivando respostas sem atribuir juízo de valor ao que é analisado.
Segundo os sociólogos os seres humanos são socializados na sociedade, ou seja, cada ser adota regras, princípios morais, verdades, valores e costumes da sociedade na qual vive.
A sociologia é uma disciplina científica porque pode ser analisada através do método empírico, isto é, experiências e observações. É através da observação dos atos dos seres, enquanto indivíduos, parte da sociedade. Esta observação nos leva a compreender a vida social do homem e explicar o que acontece na sociedade, analisando aspectos reais.
...