A Supervisão
Por: mariajoao1972 • 27/3/2019 • Trabalho acadêmico • 4.337 Palavras (18 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
ÍNDICE
ABREVIATURAS........................................................................................p.2
INTRODUÇÃO............................................................................................p.2
1- ENQUADRAMENTO TEÓRICO........................................................p.4
1.1- Conceito de supervisão..........................................................................p.3
1.2- Supervisão e desenvolvimento profissional...........................................p.4
2- TRABALHO EMPÍRICO.....................................................................p.8
2.1- Caracterização do entrevistado.............................................................p.8
2.2- Guião da entrevista................................................................................p.8
2.3- Síntese dos resultados da entrevista......................................................p.11
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................p.17
REFERÊNCIAS.........................................................................................P.18
ABREVIATURAS
ADD- Avaliação de Desempenho Docente
CAF- Componente de Apoio à Família
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Supervisão e Desenvolvimento Profissional foi-nos proposto um trabalho com o objetivo de a partir de uma entrevista realizada a um educador/professor e mobilizando um quadro conceptual de referência construir uma análise e reflexão no contexto da supervisão.
Este trabalho teórico tem como finalidade perceber como a supervisão pode influenciar o desenvolvimento profissional do professor/educador.
A sociedade contemporânea tem sofrido muitas alterações e a educação tem desenvolvido reformas e políticas por forma a dar resposta a todas essas situações. Contudo, só se consegue mudar a escola se se mudar os professores. Por conseguinte, os professores/educadores têm de ter a capacidade de melhorar/adptar as suas práticas, para que se consiga alcançar uma melhor qualidade no ensino.
O conceito de desenvolvimento profissional está ligado à aprendizagem ao longo da vida, sendo que formação inicial é apenas o início do percurso. Assim, ao longo do exercício do seu ofício o professor/educador é responsável pelo seu crescimento em todas as suas competências sejam elas do domínio científico, curricular, de partilha, de reflexão e colaboração. Ser professor/educador exige uma constante capacidade de mobilização dos diferentes saberes e competências e de adaptação aos diferentes contextos para que os seus alunos consigam alcançar o sucesso educativo. Em última análise, o crescimento profissional dos professores/educadores é indissociável do sucesso educativo dos alunos.
De acordo com investigações realizadas na área da Educação muitos são os autores que relacionam a supervisão pedagógica com o desenvolvimento profissional dos professores/educadores, destacando sobretudo os processos supervisivos colaborativos, reflexivos, como dinâmicas de uma escola reflexiva e aprendente.
O trabalho está organizado em duas partes, a primeira diz respeito ao enquadramento teórico do conceito de supervisão e de desenvolvimento profissional; na segunda parte apresenta-se o trabalho empírico partindo da caracterização do entrevistado, do guião da entrevista realizado, da síntese dos resultados da entrevista e por fim a discussão dos resultados.
1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO
- Conceito de supervisão
Na formação da palavra supervisão existem “dois étimos com raiz latina: “super” (com o significado de “sobre”) e “video” (com o significado de “ver”). O primeiro significado resulta da interpretação linear “olhar de ou por cima” (Gaspar, 2012, p.30). O conceito de supervisão está muitas vezes associado à ideia de “inspeccionar, fiscalizar, controlar, avaliar e impor” (Gaspar, 2012, p.30).
Na área da Educação “a supervisão tem uma herança histórica associada às funções de inspecção e controlo” (Duffy, 2008 citado em Vieira, 2009, p.199). Alarcão &Tavares (1987) começam por limitar a supervisão pedagógica à formação inicial de professores restringindo-a a “ensinar os professores a ensinar” e que aquela atividade deverá “ ser levada a cabo por professores com experiência e competência demonstrada ao longo do seu percurso profissional”. Mais tarde em 2009, Alarcão “reconceptualiza o âmbito da supervisão”. A investigadora alarga o conceito e “mantendo como objeto essencial da atividade supervisiva a qualidade da formação e do ensino que praticam, a supervisão deve ser vista, não simplesmente no contexto da sala de aula (Alarcão, 2009, p.120). Alarcão alarga o conceito de supervisão afirmando que “todos na escola são supervisores. Entendendo a supervisão como o processo auto-supervisivo e hetero-supervisvo de (...) todos têm a função de se entre-ajudarem e de contribuírem para uma escola melhor” (Alarcão, 2009, p.121). Nestes últimos anos as alterações surgidas na escola, nomeadamente a emergência do conceito de escola aprendente, contribuíram para uma alteração no conceito de supervisão. Alarcão apresenta o cruzamento entre este novo conceito de supervisão com o conceito de escola reflexiva “uma organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua organização, e se confronta com o desenrolar da sua actividade, num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e formativo” (Alarcão, 2001, p. 35). Deste modo,“a supervisão (…) aponta para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e coletivas, incluindo a formação de novos agentes”(Alarcão &Tavares, 2003, p.144).
Outra concetualização de supervisão é demonstrada por Vieira como uma “teoria e prática de regulação de processos de ensino e de aprendizagem em contexto educativo formal, insttuindo a pedagogia como o seu objeto” (Vieira, 2009, p.199).O autor defende que a “supervisão permite a regulação da qualidade da pedagogia, ela representa uma condição da sua compreensão e renovação (Vieira, 2009, p.200). A supervisão pedagógica poderá ser desenvolvida pelo próprio professor (auto-supervisão) ou pode ser acompanhada por “alguém com um papel relativamente especializado (“supervisor”, “orientador”, “consultor”, “coordenador pedagógico”, “conselheiro crítico”etc.)” (Vieira, 2009, p.201). Segundo Vieira (Vieira, 1993, p.28 citado em Gaspar, 2012, p.32), a supervisão é entendida como uma ação de “(…) monitorização sistemática da prática pedagógica, sobretudo através de procedimentos de reflexão e de experimentação”. Pretende-se que “a finalidade principal da supervisão acompanhada será ajudar os formandos a tornar-se supervisores da sua própria prática” (Vieira, 2009, p.211).
...