A Sustentabilidade Socioeconomica
Por: valeriados • 6/9/2017 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Desenvolver escrito sobre Sustentabilidade selecionando e comentando, crítica e propositivamente, três aspectos (em três parágrafos em torno de 10 linhas cada um) relevantes dos conteúdos dos Módulos 5, 6 e 7.
Iniciando pelo módulo cinco onde encontramos diversos índices que dependem do nosso “não bem estar” inicio trazendo presente uma questão que me chamou muito a atenção: os índices (PIB e FIB) ao meu ver, ter que optar por um ou outro não traria o resultado mais adequado. Até porque não vivemos só de alegria interior e de bem espiritual. Por trás de muitas alegrias escondem-se índices econômicos como conquista de um bem material ou conforto na convivência. Penso da mesma forma se vivenciarmos em cima de um índice que se baseia somente em economia, em empregar pelo fato de acontecer uma coisa ruim, por exemplo. Seria como se tirássemos proveito da desgraça alheia. Acredito que deve haver um balanço entre as duas medidas. Há um ditado que diz que dinheiro não traz felicidade, apesar de nos proporcionar muitas coisas boas, não garante que ela será presente em nossa vida, mas acho que podemos afirmar da mesma forma o contrário. Felicidade por si só não traz dinheiro.
Depois no módulo seis nos deparamos com a ideia de tirar a ideia sustentável aquele pensamento mágico e cheio de renovações e inovações e praticar no dia a dia. E percebe-se que reutilizar, reorganizar, reformular as pequenas coisas até são fáceis. Mas na minha cidade por exemplo, as pessoas em sua maioria separam o lixo orgânico do seco, e na coleta seletiva é tudo misturado. Acaba sendo uma ideia um pouco superficial, de cada um fazer sua parte se no final as coisas não servem para ajudar o planeta terra que clama por essa ajuda. Claro que acredito que o pensamento sustentável esteja mais evoluído, mas infelizmente as pessoas ainda optam pelo prático e descartável. Até porque as ideias sustentáveis requerem um investimento alto e que muitas pessoas apesar de quererem não conseguem bancar.
Na carta da terra nos deparamos com o clamor de uma atitude para reverter a situação em que o planeta se encontra atualmente. As pessoas precisam abrir mão do consumismo excessivo, do egoísmo e egocentrismo e precisarão respeitar e cuidar da terra e de toda sua diversidade, terão que proteger e cuidar da integridade ecológica, precisarão praticar justiça e uma igualdade social igualitária e solidária praticando a paz, ou arcarão com as consequências que a “terra tomar”. Acredito que hoje já vivemos um pouco dessa triste ilustração, com tantas guerras, tanta desigualdade, violência e catástrofes naturais. Muitas vezes consideramos uma besteira mas
...