A evolução da internet
Por: Andrelinhares • 7/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.713 Palavras (19 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS APLICADAS
Curso de Administração
TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET
Tipos de rede e suas tecnologias, internet e sua estrutura no mundo, protocolos para internet e camadas de rede.
André Linhares
Andressa Barcellos
Drielly Bozi
Jéssica Dames
Stefanni Tiem
Magé
2015
André Linhares
Andressa Barcellos
Drielly Bozi
Jéssica Dames
Stefanni Tiem
TELECOMUNICAÇÕES E INTERNET
Tipos de rede e suas tecnologias, internet e sua estrutura no mundo, protocolos para internet e camadas de rede.
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais do curso de Administração da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma.
Orientador: Nivaldo da Cunha
Magé
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1. HISTÓRICO DAS REDES DE COMPUTADORES
2. TIPOS DE REDE
2.1. LAN – REDE LOCAL.
2.2. MAN – REDE METROPOLITANA
2.3. WAN – REDE DE LONGA DISTÂNCIA
2.4. PAN- REDE DOMÉSTICA DE ÁREA PESSOAL.
2.5. WIRELESS OU WLAN – REDE LOCAL SEM FIOS.
2.6. SAN – REDE DE AREA DE ARMAZENAMENTO
3. A ESTRUTURA DA INTERNET
3.1. BACKBONES
3.2. INTERNET NO BRASIL
3.3. DNS RAIZ
3.4. CABOS DE FIBRA OPTICA
4. PROTOCOLOS PARA INTERNET
4.1. PRPTOCOLOS MAIS UTILIZADOS
4.2.CAMADAS DE REDE
4.3. CAMADA FÍSICA
4.4. CAMADA DE ENLACE
4.5. CAMADA DE REDE
4.6. CAMADA DE TRANSPORTE
4.7. CAMADA DE SESSÃO
4.8. CAMADA DE APRESENTAÇÃO
4.9. CAMADA DE APLICAÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
No cenário mundial atual, podemos analisar que vivemos na era da globalização e que estamos ligados ao mundo a todo o momento.
Não teríamos como imaginar uma sociedade sem o uso das tecnologias na comunicação e nas decisões diárias.
Na era da informação, cada minuto perdido é fatal, por isso é imprescindível utilizarmos de todas as ferramentas possíveis para obtermos um melhor resultado.
Uma das ferramentas mais importantes é a internet pois a mesma possibilita hoje uma difusão rápida, através das novas tecnologias de informação, permitindo às empresas não só melhorar a sua eficiência na tomada de decisão, mas fundamentalmente oferecerem novos produtos e serviços pelos quais os consumidores, através dos mecanismos de mercado, manifestam a sua preferência.
De fato, a Internet tanto ao nível científico, como de divulgação ou recriação, é sem dúvida o espaço planetário mais importante pelo volume de informação disponível e pela facilidade de acesso (Azevedo, 1998).
HISTÓRICO DAS REDES DE COMPUTADORES
No período da década de 50 a 70 os computadores de grande porte, chamados de mainframe eram formados principalmente para o processamento de grandes volumes de informações. Esses computadores eram dominados pelo mercado coorporativo e suas informações só eram possíveis através de uma comunicação interna entre eles. Os computadores dessa época já tinham a necessidade de comunicação externa, mas até então não existiam de fatos as redes de conectividades.
O surgimento dessas redes veio por consequência da criação de aplicativos para empresas, pois nesse período os computadores só tinham um tipo de função e não dependiam de outros computadores para suas operações. Quando as empresas da época perceberam que os modos atuais de administrar não eram eficazes e nem econômico, procuraram soluções ondem não necessitam da duplicação de equipamentos, e sim, recursos para melhorar a comunicação entre os dispositivos, percebendo o aumento da produtividade e economia. Surgia assim, as redes de computadores.
Já nos meados da década de 80 vários problemas ocorrem, pois, muitas tecnologias de rede foram criadas, não sendo acompanhadas pelos softwares e hardwares, deixando eles incompatíveis com essa nova tecnologia. Portanto para corrigir essas falhas e garantir uma conexão segura, e abrangente foram criados vários tipos de redes.
TIPOS DE REDE
Vivemos em rede, trabalho, família, amigos e nos comunicamos, mas em tecnologia, rede significa um conjunto de processadores que podem compartilhar recursos e também trocar informações entre si.
...