A importância do setor terciário
Por: Marcelo Mallo • 6/4/2016 • Trabalho acadêmico • 422 Palavras (2 Páginas) • 591 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
Professor Adm Me Rogério Ruas Machado
ATIVIDADE
ALUNO (A) MARCELO MALLO REIS
ATIVIDADE
- RESUMIR OS 10 PARÁGRAFOS ACIMA – IDEIA MAIS IMPORTANTE DO PARÁGRAFO.
R: RESUMO: (Importância do setor terciário)
A evolução do PIB brasileiro tem sido influencia significativamente pelo setor terciário. O crescimento anual dos serviços mostra-se geralmente em linha com o PIB, embora em alguns momentos a expansão dos serviços tenha sido fundamental para mitigar uma queda geral da economia, como em 2009 (2,1% do PIB). Com efeito, segundo as Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, o setor de serviços ( que engloba o comercio), de 2003 a 2013, passou de 64,7% para 69,4% do valor adicionado do PIB. Desde 2004, o serviço tem ganhado espaço no PIB. A pesquisa Mensal do Comercio, do IBGE, apontou elevação 4,3% no volume de vendas no varejo em 2013, registrando a 10º alta anual consecutiva na serie histórica (iniciada em 2000).
A relevância dos serviços brasileiros também se torna crescente no comercio internacional. Apesar de déficit no balanço de serviços, associado à dinâmica do crescimento interno, observa-se expansão nas exportações de serviços brasileiros, que passaram de 0,6% em 2003 para 0,9% das exportações mundiais em 2012.
Assim, os serviços estão localizados no centro do debate sobre competitividade e inovação. As empresas do setor terciário, dessa forma ganham destaque no cenário brasileiro e mundial. A inserção das empresas emergentes esta associada aos serviços e ao desenvolvimento da competitividade nacional.
- EXPLICAR O QUE O AUTOR QUER DIZER COM OS “ELOS DAS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR”
R: Como afirma Autor, as atividades de valor estão relacionadas por meio de elos dentro da cadeia de valores, ou seja, são relações entre o modo como uma atividade de valor é executada e o custo ou o desempenho de outra. Os elos são numerosos, e alguns são comuns a várias empresas. Os elos mais óbvios são aqueles entre atividades de apoio e atividades primárias.
- EXPLICAR O QUE O AUTOR QUER DIZER COM “ENCADEAMENTO PRODUTIVO PARA FRENTE E PARA TRÁS”
R: O Autor introduz os conceitos de encadeamentos para trás e para frente, que permitem a articulação dos elos entre as diversas atividades que integram a estrutura produtiva de determinada economia, conformando suas diversas cadeias produtivas ou cadeias de valor.
...