ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Por: Stenio Carvalho • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 6.662 Palavras (27 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
ADMINISTRAÇÃO
ATPS: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Participantes do grupo:
Cristiano Sales da Silva – RA: 3815657418
Danielle Cleideane Santos - RA: 8762162895
Stênio Amorim de Carvalho – RA: 3875764839
15/09/2014
RESUMO
Para desenvolver este relatório de ATPS, procuramos entender os conceitos principais de previsão e demanda, identificando as todas as necessidades e possíveis restrições do sistema colocando em pratica o desenvolvimento de um Plano inicial baseado na demanda projetada.
Buscamos o conhecimento sobre os principais objetivos e a relevância do planejamento dos materiais requisitados pelo departamento de administração da produção, e desenvolver a capacidade de entendimento sobre o cálculo da capacidade de produção, a organização de informações, e posterior tomada de decisão em uma unidade de negócios.
.
Palavras Chaves: Produção; Demanda; Previsão; Sistema; Capacidade de Produção; Planejamento; etc.
practice the development of an initial plan based on projected demand.
We seek knowledge about the main goals and relevance of planning materials required by the department of production management, and develop the ability to understand the calculation of the production capacity, the organization of information and subsequent decision making in a business unit .
.
Key Words: Production, Demand, Forecast, System, Production Capacity, Planning, etc.
SUMÁRIO
Introdução 4
1. Sistema de Produção 5
1.2 Visita à Empresa 5
2. Sistemas atualmente utilizados no processo 8
3. Previsão da Demanda 9
4. Planejamento e Controle da Produção 11
5. Estratégias para Gerir a Demanda por serviços 13
6. Considerações 15
7. Conclusão. 16
8. Referência Bibliográficas 17
INTRODUÇÃO
Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.
Os últimos 50 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.
Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.
Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.
PONTOS IMPORTANTES:
Estabelecer níveis hierárquicos;
Utilização de técnicas quantitativas não-sequencias, como as matemáticas vem sendo utilizadas em grande escala;
Associar estratégias tipicamente empregadas na teoria de controle (como por exemplo: esquemas de realimentação) com os métodos da programação matemática
O Valor da Informação Disponível: quando o processo dinâmico é afetado por incertezas (por exemplo: as flutuações aleatórias da demanda), as informações disponíveis, a cada período de tempo, tornam-se vitais para garantir a confiabilidade
da solução do problema de controle.
Foram analisados e comparados, com a solução ótima malha-fechada (MF-PDE), quatro
procedimentos da literatura: MVC, NFC, OLFCe o PMF.
O procedimento PMF foi o que apresentou maior adaptabilidade à solução malha-fechada.
EMPRESA ESCOLHIDA
A empresa Rede Systen Ltda, esta localizada na cidade de São José dos Campos - SP, é uma empresa de pequeno porte que produz e comercializa produtos ópticos, lentes e afins.
A empresa tem como missão produzir produtos com qualidade para o setor óptico, superando a expectativa dos clientes (Ópticas, Oftalmologistas e Consumidor Final), respeitando sempre os prazos de entrega, oferecendo um atendimento com total transparência, e permitindo que os seus colaboradores sejam remunerados a partir do seu resultado.
...