TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Por:   •  22/9/2016  •  Artigo  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

    ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

      RESUMO

Antes da venda e consumo de um produto, são adotadas etapas relacionadas ao processo industrial através de pesquisas de mercado, aplicabilidade, que servem como base para o planejamento e formulação da produção. São feitos protótipos e utilizados em ensaios, em seguida, vão para a produção e venda. No período de comercialização, existe um tempo de vida que inicia na produção, depois o crescimento das vendas e estabilização. A empresa deve se ocupar em reavaliar sua produção, definir melhorias necessárias ou retirada do produto e finalmente, vem à redução das vendas. O layout de produção é importante, pois que deve agregar eficiência nas operações. O tempo e as metodologias são relevantes para o aprimoramento das técnicas, redução de acidentes e a fadiga dos funcionários, permitindo uma maior produtividade e motivação.  

Este artigo destacará publicações relacionadas ao assunto objetivando demonstrar o porquê das empresas passarem por todas essas operações.

Palavras chave: Produção, produto e administração da produção.

ABSTRACT

Before the sale and consumption of a product, steps are taken related to the industrial process through market research, applicability, which serve as a basis for planning and formulation of production. Prototypes are made and used in trials, then go to the production and sale. In the trading period, there is a lifetime that starts production after sales growth and stabilization. The company should engage in re-evaluate their production, set necessary improvements or withdrawal of the product and finally comes to the reduction of sales. The production layout is important because it should add efficiency in operations. Time and methodologies are relevant to the improvement of techniques, reducing accidents and fatigue of employees, enabling higher productivity and motivation.

This article will highlight publications related to the subject aiming to demonstrate why companies go through all these operations.

Keywords: production, product and production management.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo versa sobre a empresa Ecoquality e demonstra definições de produtividade, eficiência e eficácia, comenta de forma fácil, o desenvolvimento e o projeto relacionado à fabricação de papel, utilizando como matéria prima o bagaço de cana de açúcar, visando sustentabilidade, redução de custos e de resíduos despejados na natureza. A matéria prima é abundante, com fibras 100% virgens, permitindo a utilização de quantidades bastante reduzidas de produtos químicos, gerando impacto mínimo ao meio ambiente.

Menciona sobre a relevância do estudo de tempos e métodos e o correto alinhamento do aparato físico industrial de maneira a agregar melhorias aos processos de produção. O principal foco desse artigo é comentar sobre os principais pontos que servirão de alicerce para o desenvolvimento do produto.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  • Nome da empresa: ECOQUALITY.
  • Localização: R. Barão do Triunfo, 520 - Brooklin Paulista, São Paulo - SP, 04602-002, Brasil.
  • Tipo de Segmento em que a empresa atua: Papel e Celulose.
  • Porte da empresa: Grande – Multinacional, faz parte do grupo GCE papéis.
  • Produtos comercializados: Papel branco A4, A3 e bobinas produzidas a partir da cana de açúcar.
  • Público Alvo: Área gráfica, uso doméstico e empresarial.
  • Nome e cargo do contato que nos passou as informações: Flávia Lebre – Setor Administrativo, email: admgcepapeis.com.br.
  • Informações da empresa sobre o sistema de produção: Indústria de papel e celulose.

2.1. Visão

Atuar no mercado nacional e internacional de comercialização de papéis, gerando lucro, postos de trabalho, conhecimento e inserção social através de práticas sustentáveis e responsáveis que contribuam com a preservação do meio ambiente e qualidade de vida atual e futura, propiciando relacionamentos transparentes, colaborativos e duradouros.

     

2.2. Missão

      Pesquisar, desenvolver e comercializar produtos sustentáveis que possam atender as necessidades de consumo da nação, das empresas e indivíduos, minimizando impactos ambientais provenientes dessas atividades, gerando riqueza, reconhecimento e respeito entre fornecedor, cliente e consumidor.

   

2.3. Valores

Honestidade, respeito, ética, profissionalismo, transparência e seriedade no relacionamento com todos os envolvidos: Dirigentes, Colaboradores, Fornecedores, Clientes e Consumidores.

2.4. Benefícios

2.4.1. Viabilidade econômica

 O preço mais alto dos papéis reciclados disponíveis no mercado brasileiro se deve aos altos custos de produção.

Ao contrário da madeira de reflorestamento, que precisa de muitos anos para ser utilizada, o bagaço da cana-de-açúcar é uma matéria-prima de baixo custo e abundante praticamente o ano todo, gerando menores gastos no manejo e garantindo retornos mais rápidos. Tudo isto permite o repasse de um custo compatível com as necessidades do consumidor.

2.4.2. Produção 100% limpa

     Do início ao fim, o ciclo produtivo foi desenhado para trazer o mínimo impacto ao meio ambiente. Desde a sua muda, a cana funciona como uma esponja natural de CO2. E sua colheita é feita dentro dos mais modernos padrões internacionais.

     As fábricas também possuem um sistema de reaproveitamento de todos os resíduos sólidos do processo. Além de um moderno sistema de tratamento de água com mais de oito lagoas, que devolvem a água utilizada à natureza em melhores condições do que quando foi captada.

3. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

O processo se inicia na capitação do bagaço de cana em uma área de aproximadamente 100 km de comprimento por 25 km de largura. O mesmo permanece armazenado por um período médio de 18 semanas, facilitando a ação micro biológico, posteriormente o bagaço é misturado com água e bombeado para um sistema de batedores que efetua a separação de resíduos pesados como, por exemplo, areia. Após a eliminação dessas impurezas o material é levado para uma área de cozimento, onde digestores através de pressão e calor, dão início ao processo de fabricação da polpa que por sua vez, é encaminhada para grandes tanques de armazenamento para ser submetida a uma despressurização brusca que resulta na separação da fibra para a conversão em celulose que é lavada e branqueada. A celulose obtida é encaminhada para a fábrica de papel que conta com scanners de última geração, que permite a regulagem da gramatura e umidade do papel. Finalmente o papel é enrolado, formando bobinas imensas com aproximadamente 20 toneladas que em seguida são transformadas em bobinas menores e entregues aos clientes em uma variedade de papéis fabricados a partir do bagaço de cana de açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (154.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com