ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Por: 370151 • 1/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 524 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – CAP.10:
DESDE A DÉCADA DE 1950, A TEORIA NEOCLASSICA DESLOCOU A ATENÇÃO ANTES CHAMADAS “ATIVIDADES – MEIO” PARA OS OBJETIVOS OU FINALIDADE DA ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, O “COMO” ADMINISTRAR PASSOU O “POR QUE” OU “PARA QUE” ADMINISTRAR. POIS AS PESSOAS E A ORGANIZAÇÃO ESTAVAM PREOCUPADAS EM TRABALHAR, DO QUE PRODUZIR RESULTADOS. PETER F. DRUCKER É CONSIDERADO O PAI DA APO.
A APO É UM PROCESSO PELO QUAL GERENTES E SUBORDINADOS IDENTIFICAM OBJETIVOS COMUNS. ENTRAM EM UM ACORDO ONDE ELES APRESENTAM RESULTADOS ESPERADOS E UTILIZAM ISSO COMO GUIAS PARA SUA ATIVIDADE. A APO FUNCIONA HOJE COMO UMA ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. SERVE DE BASE PARA AS NOVOS ESQUEMAS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO, REMUNERAÇÃO FLEXÍVEL E , SOBRETUDO, PARA A COMPARTIBILIDADE ENTRE OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E OS OBJETIVOS INDIVIDUAIS DAS PESSOAS.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE A APO APRESENTA :
ESTABELECIMENTO CONJUNTO DE OBJETIVOS ENTRE O GERENTE E O SEU SUPERIOR.
“”””” DE OBJETIVOS PARA CADA DEPARTAMENTO OU POSIÇÃO
ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE DE RESULTADOS
CONTÍNUA AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS
APOIO INTENSIVO DO STAFF
DESENHO
.
.
.
A ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS É UM MODELO DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DO QUAL AS GERÊNCIAS DE UMA ORGANIZAÇÃO ESTABELECEM METAS PARA SUAS ADMINISTRAÇÕES. UM “OBJETIVO É UM ENUNCIADO ESCRITO SOBRE RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS EM UM PERIODO DETERMINADO. O QUAL DEVE SER QUANTIFICADO, RELEVANTE, DIFÍCIL E COMPATÍVEL.
OBJETIVOS MAIS COMUNS:
POSIÇÃO COMPETITIVA NO MERCADO;
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NOS PRODUTOS;
PRODUTIVIDADE, EFICIÊNCIA E QUALIDADE;
RESPONSABILIDADE PÚBLICA E SOCIAL DA EMPRESA;
SATISFAÇÃO DO CLIENTE;
COMPETITIVIDADE NO CENÁRIO GLOBALIZADO.
CADA ÁREA DE ATIVIDADE DA EMPRESA APRESENTA UMA FORTE TENDÊNCIA PARA MAXIMIZAR SEUS OBJETIVOS E RESULTADOS, DE TAL MANEIRA QUE O ESFORÇO DE UMA ÁREA ANULA O DE OUTRA, ESTABELECENDO UM ESFORÇO DE SUBOBJETIVAÇÃO. ANSOFF SALIENTA QUE O IDEAL SERIA EFEITO NÃO DA SOMA DOS ESFORÇOS, MAS DA SUA MULTIPLICAÇÃO: SINERGIA SIGNIFICA O EFEITO MULTIPLICADOR DA COMBINAÇÃO DOS RECURSOS, POIS OS RECURSOS UTILIZADOS CONJUGADAMENTE PRODUZEM UM EFEITO MAIOR DO QUE A SUA SOMA.
A HIERARQUIA DE OBJETIVOS SOFRE MUDANÇAS, SEJA NA INCLUSÃO DE NOVOS OBJETIVOS, SEJA NA SUBISTITUIÇÃO DE OBJETIVOS POR OUTROS DIFERENTES. Existem três níveis de objetivos: estratégicos, táticos e operacionais. OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS estão acima dos objetivos táticos e estes acima dos ob.. operacionais.
Desenho (não sei se vou fazer)
A TEORIA NEOCLASSICA MARCA A MAIS FORTE Ênfase NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. ISTO É OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS DA EMPRESA, TENDO COMO PRÓXIMO PASSO SABER COMO ALCANÇÁ – LOS, ESTABELECER A ESTRATEGIA EMPRESARIAL A SER UTILIZADA PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS E ESCOLHER AS TÁTICAS E OPERAÇÕES QUE MELHOR IMPLEMENTE A ESTRATÉGIA ADOTADA.
...