TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS ATRAVÉS DA OPTICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  3.000 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DO FILME AMOR SEM ESCALAS ATRAVÉS DA OPTICA DA ADMINISTRAÇÃO

A prática de ritos coletivos:

  • Sempre antes de darem início a uma sessão de demissões, os dois colaboradores que são personagens principais da estória realizam uma revisão do que será dito e como devem se comportar. Neste momento, também é definido qual será o papel de cada um deles, como por exemplo, quem irá falar e quem entregará os guias informativos. (Cenas em 00:32:27 e 01:03:14 do filme).
  • É possível perceber uma diferença entre ambientes de trabalho dos colaboradores e seus gerentes, demonstrando uma diferenciação hierárquica dentro da empresa. Por exemplo: Os chefes e gerentes de maior importância possuem escritórios exclusivos (Cenas 00:23:20, 01:29:30 e 01:38:30).
  • Outro rito que pode ser observado é a distinção hierárquica baseada nos benefícios que Ryan possuí, como por exemplo ser membro VIP de um clube de vantagens de uma empresa aérea ou de hotelaria. Ryan tem preferência no atendimento. Não fica em filas e é cumprimentado por todos pelo nome por onde passa. (Cenas 00:09:32 e 00:36:14)

A perpetuação de mitos ou de histórias na organização:

  • No filme, é possível observar que existe um boato a respeito de pessoas que acumulam um número muito grande de milhas aéreas em uma companhia e que recebem um cartão especial feito de carbono e isso acaba gerando curiosidades entre outras pessoas que acumulam milhas. (Cenas 00:12:44 e 00:36:37).

A existência de tabus ou assuntos proibidos:

  • Natalie questiona Ryan como ele sabe que as pessoas vão ficar bem ou que não vão fazer algum ato de besteira como suicídio, porém ele sem grandes explicações ele finaliza a conversa. (Cenas 00:42:17).

Normas de comportamento:

  • Na empresa do personagem principal, percebe-se que a forma de conduta ao realizar o trabalho (demitir funcionários de outras empresas) é extremamente formal. Vestimenta, tom de voz, é necessário ter cautela na escolha das palavras a serem dirigidas àquelas pessoas que serão demitidas. (Cenas 00:22:00, 00:32:36 e 00:41:10).
  • Em todos os momentos, a empresa exige que seus colaboradores estejam trajados de forma social e formal. Seus colaboradores somente abrem mão deste visual apenas em ambientes descontraídos, como festas. (Comparativos entre as cenas 00:20:14, 00:54:50 e 01:04:40).
  • Nota-se também que existe um protocolo a ser seguido quando um colaborador pede demissão voluntária e que, no caso do filme, não foi obedecida pela personagem feminina central. É possível notar o descontentamento do chefe ao relatar que ela pediu demissão através de uma mensagem de texto por celular e diz, de forma frustrada, na sequência: “Muito bacana! Não existe mais educação”. (Cena 01:39:42).

Valores emergentes do grupo organizacional:

  • A empresa de Ryan e Natalie é contratada para demitir pessoa de outras empresas, pois os contratantes não têm coragem para isso. Então os personagens principais da trama pegam a pessoa no momento mais frágil e dão uma das piores noticiais de suas vidas, deixando a pessoa a mercê; quando na verdade o que a empresa vende é que eles preparam o desempregado para a recolocação no mercado de trabalho enquanto minimizam os danos legais. (Cena 00:30:35).
  • A empresa aderiu a metodologia de Natalie para a demissão das pessoas através de computadores, porém seu chefe não encara bem o pedido de sua demissão por sms, embora essa seja a mesma metodologia utilizada para as demissões nas outras empresas. (Cena 01:39:42).

A linguagem:

  • Quando Ryan dá a palestra utiliza de conceitos cliques, figuras de linguagem e técnicas de fala para engajar a plateia. (Cena 8:20).
  • Na cena a Alex começa a falar os nomes dos aeroportos em siglas como: IAD (Chantilly - Virgínia), ORD (Chicago - Illinois) e SDF (Louisville - Kentucky). Como eles estão acostumados a transitar pelas cidades pelos aeroportos só a sigla bastou. (Cena 00:31:50).
  • Alex comenta que havia stalkeado ele e sabe que ele é o cara da “mochila vazia” fazendo referência palestra que ele faz. (Cena 00:57:26).
  • No casamento de uma das irmãs de Ryan, ele é convocado a falar com o noivo que não queria prosseguir com o casamento e sua irmã o intima dizendo que ele deveria falar com o noivo já que ele é o cara das palestras motivacionais, mesmo não sendo um especialista em relacionamentos. (Cena 01:21:05).

Atos Simbólicos e formas de expressão em geral:

  • Ryan almeja ganhar o cartão 10 milhões de milhas, pois como apenas 6 pessoas até aquele momento haviam realizado tal façanha seria um ato simbólico de conquista e poder, pois sua intenção era acumular e não utilizar as mesmas. (Cena 00:36:14)
  • Na conversa com o piloto prega um discurso padrão da empresa: “Nós valorizamos a sua lealdade” (Cena 1:36:49)
  • Ryan conversa com seu assistente, e este alega que não conseguiu um carro melhor mesmo o chefe sendo cartão Ouro n°1 (Cena 11:30).
  • Ryan discute os benefícios de possuir cartão de credito da maestro, utilizar a locadora hertz de carro (Cena 11:30).
  • Ryan e a Alex começa uma disputa para ver quem tem a melhor coleção de cartões de fidelidade (Cena 12:30).

Análise do filme

Em sua cultura organizacional a empresa está voltada para obtenção de lucro. A empresa de Ryan é uma terceirizada que trabalha na execução tanto demitir quanto motivar os funcionários de outras empresas. Acontece que há um aumento da solicitação da empresa principalmente em épocas de crise do país, onde ocorre um maior número de demissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com