APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN OFFICE EM UM SETOR DE COMPRAS
Por: nadinemueller • 24/3/2019 • Monografia • 718 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nadine Aline Mueller
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN OFFICE EM UM SETOR DE COMPRAS
Santa Cruz do Sul
2019
Nadine Aline Mueller
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN OFFICE EM UM SETOR DE COMPRAS
Trabalho de Conclusão de Curso I apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul, desenvolvido na área de engenharia de operações e processos da produção.
Orientadora: Prof. Liane Mahlmann Kipper.
Santa Cruz do Sul
2019
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS
Japan Tobacco International (JTI)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
1.1 Histórico da empresa
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa relativamente jovem na indústria global de tabaco. Foi fundada em 1999, quando o grupo JT, um conglomerado japonês diversificado que possui várias marcas de tabaco, adquiriu as operações não norte-americanas da R.J. Reynolds. No ano de 2007, foi adquirida também a Gallaher, fazendo com que a companhia dobrasse de tamanho.
No ano de 2009 o grupo iniciou seus trabalhos no Brasil adquirindo duas companhias ativas no mercado de tabaco brasileiro, a Kannenberg, produtora de tabaco, e a KBH&C, a qual era responsável pelo processamento e venda dos produtos da Kannenberg.
Atualmente, a JTI possui sua sede na cidade de Genebra, na Suíça, e está presente em mais de 130 países ao redor do mundo, conforme é possível visualizar na figura 1. No Brasil, a empresa conta com escritórios de negócios em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), unidades de compra de tabaco em Pinhalzinho (SC), Pouso Redondo (SC), Canoinhas (SC), São Mateus do Sul (PR) e ainda Centros de Distribuição em 11 estados brasileiros.
Em Santa Cruz do Sul (RS), mantém unidades de processamento, pesquisa & desenvolvimento, centro de distribuição e uma recentemente inaugurada fábrica de cigarros.
Figura X – JTI no mundo
[pic 1]
Fonte: Banco de imagens da JTI, 2019
Após 20 anos de atuação no mercado, a empresa conta hoje com mais de 45 mil colaboradores, 400 escritórios, 27 fábricas de cigarro, 5 centros de P&D e 5 fábricas de processamento de tabaco e é hoje uma das grandes líderes do mercado de tabaco, fabricando e comercializando algumas das mais conhecidas marcas de tabaco do mundo como Winston e Camel. Na figura X, pode-se visualizar as marcas de cigarro mais famosas fabricadas e comercializadas pela JTI.
Figura X – As marcas de cigarro mais famosas da JTI
[pic 2] | [pic 3] | [pic 4] | [pic 5] |
Fonte: Banco de imagens da JTI, 2019
A inovação sempre está presente na empresa e a JTI está dedicada a construir as marcas de tabaco do amanhã, denominados pela empresa de “próxima geração de produtos”. Isto coloca a empresa frente a um mundo em constante mudança, onde as necessidades dos clientes e a ciência por trás dos produtos novos servem como incentivo e motivação ao desenvolvimento constante. Fruto deste trabalho, a JTI já conta com dois grandes produtos emergentes, representados na figura X, são eles:
...