ATPS - Teorias da Administração
Por: vagnerlmf • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.742 Palavras (15 Páginas) • 454 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRATICA E SUPERVISIONADA
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.
1.1 - INTRODUÇÃO
Este trabalho envolve as etapas 1, 2, 3 e 4 do artigo de desenvolvimento da atividade pratica e supervisionada – ATPS. O objetivo deste trabalho é reunir informações históricas relacionadas á administração, tendo como foco, o desenvolvimento de suas habilidades e suas teorias dentro das organizações. Analisando suas modificações, a administração vem carregada de inovações e é possível vivenciar todos os conceitos nos dias de hoje, que deram origem as grandes organizações.
2.1 A ADMINISTRAÇÃO - OS CONCEITOS QUE OCASIONARAM SUAS TEORIAS E SUAS HABILIDADES.
O ato de administrar é extremamente importante dentro de uma organização, é através dela, que uma estrutura bem sucedida se forma de maneira estável com grandes chances de crescimento.
A administração é formada por alguns princípios básicos, ela consiste em planejar, dirigir e controlar o ambiente organizacional, fazendo com que todas as atividades sejam acompanhadas e facilitadas por intervenção de lideres que assumem o cargo de liderança dentro das organizações.
A administração vem de décadas de historia, mas se tornou uma essência após a primeira revolução industrial, onde o rápido crescimento na produção originou uma necessidade de organizar as formas em que os processos internos eram realizados. Com isso se originou as primeiras teorias da administração.
Observando o crescimento de cada fundação, as Teorias administrativas, vem com o objetivo de configurar o ambiente organizacional, criando padrões que, organiza e estabelece a rentabilidade do serviço, e consequentemente proporciona uma boa aplicação na produção individual de cada membro, lembrando que ela também visa o lado comportamental humanístico, que envolve o planejando de cada fator que é dirigindo de maneira consciente para o desenvolvimento de cada operação.
Outra forma de analisar a Administração é acompanhar todos os acontecimentos e avanços que ela teve durante toda sua historia, passando por diversos processos de modificações e agregando suas essências nas primeiras organizações.
Essas modificações partiram de analistas, como: Fredrik W. Taylor e Henri Ford, que deram inicio a Ênfase nas tarefas. Outra influencia foi Henri Fayol que foi o fundador da Teoria Clássica, assim como Max Weber que deu origem a Teoria burocrática. Entre outros nomes que fizeram parte do desenvolvimento da administração. Esses nomes criaram suas próprias teorias para colocar uma pratica formal dentro das organizações, favorecendo tanto a empresa quanto aos funcionários.
3.1 - ABORDANDO DE FORMA MAIS DETALHADA AS TEORIAS.
3.1.1 - TEORIA CIÊNTIFICA - Uma das primeiras teorias que enfatizou o lado mecanicista operacional, colocando o homem como parte de sua maquina, fazendo com que suas atividades passassem a ser otimizada e mais rentável, com o seu nível de movimentos reduzido, fazendo com que o funcionário trabalhasse mais e consequentemente elevasse o seu nível de produtividade. Com tudo isso causou um grande problema para os próprios funcionários, onde o trabalho se torna desgastante, aumentando a sua fadiga e tornando a atividade cansativa.
3.1.2 - TEORIA CLÁSSICA - Criada por Henri Fayol, caracteriza-se em uma visão plena sobre a administração, visando toda a estrutura empresarial tais como operacionais e gerencias em um todo. No inicio não era visto com bons olhos pelas organizações, Fayol verificou que as empresas necessitavam de algumas funções para aumentar sua produtividade e organização em geral, com experiência em alta administração. Segundo Fayol, as empresas deveriam seguir uma organização formal, onde coloca cada função em seu lugar, utilizando seis princípios de organização fundamentais, como: Funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de seguranças. Criando uma hierarquia dentro delas, sendo necessária uma liderança gerencial, na qual, fornecias as melhores formas de realizar as atividades, tanto individuais quanto em grupos.
Mais tarde, esse conceito foi revisado pela teoria neoclássica. Ela dizia que tudo o que era teórico, segundo Fayol, deveria passar a ser tangível, ou seja, tudo o que foi dito teria que ser realmente comprovado na pratica. Considerando que teoria é somente aquilo que realmente tem seus resultados visíveis.
3.1.3 - TEORIA BUROCRATICA - A Teoria Burocrática teve a performance de criar regras que não existiam nas grandes empresas, ditando normas e estruturas que padronizavam a forma de se seguir um caminho dentro das organizações, passando por processos hierarcos, onde cada posição respondia por uma situação, sendo assim, criando uma cadeia com diversos níveis de controle. De acordo com a Burocracia, a melhor forma de se ter organização é estabelecer regras na qual deveram ser seguidas de acordo com o que cada uma corresponde, seja ele empresarial ou pessoal, ela dita as etapas que deram ser seguidas para que haja organização e a resolução completa de cada situação.
3.1.4 - TEORIA ESTRUTUCIONALISTA - Deu seu inicio com base nas teorias clássica e das relações humanas, pois existiam conflitos de ideias entre elas, houve a necessidade de utilizar os aspectos considerados por uma delas e deixando de lado os princípios das demais, com o foco de inter-relacionar as organizações com seu ambiente externo, que caracteriza independência entre as organizações baseado no conceito de estrutura, fazendo parte dos complexos formais e informais, com a necessidade de obter algumas visões diferentes com conflitos de ideia para uma melhor analise. Outra forma de esclarecer a teoria estruturalista é a forma em que ela lida com as posições solidas dentro das organizações, fazendo com que cada individuo de uma organização tenha posse de seu cargo, sendo assim, a partir do momento em que ele se desliga dessa posição, seja por motivo de demissão ou de mérito, este cargo não deixa de existir, pois sempre haverá um individuo para ocupa lo.
Esse conjunto de teorias deu inicio a um processo de revisão no conceito de administrar, agregando e estabelecendo padrões formais de acordo com os problemas encontrados durante as rápidas mudanças nas organizações. Consequentemente foi possível observar vários aspectos como, por exemplo, que não era importante somente facilitar o serviço otimizando o, sem visar o próprio funcionário, tendo como contra partida, a sua fadiga e a sua desmotivação (Taylor), mas também não era importante somente aperfeiçoar as tarefas sem valorizar ou agregar premiação para aqueles funcionários que mais produzissem, sabendo que aquilo era uma obrigação da empresa, remunerar de acordo com o que era trabalhado (Fayol).
...