Aaaaaaaaaaa
Por: Angélica Lima • 17/11/2015 • Monografia • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera Educacional
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Professora Fanciane Vivian Luz
Angélica Aparecida de Lima RA: 2814627137
Ricardo Aparecido Ruiz RA: 1915157868
Série 1º Ano – 1º Semestre
Desafio Profissional
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
HORTOLÂNDIA
2015
Faculdade Anhanguera Educacional
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional
Angélica Aparecida de Lima RA: 2814627137
Ricardo Aparecido Ruiz RA: 1915157868
Série 1º Ano – 1º Semestre
Desafio Profissional
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Desafio profissional referente ao Semestre, apresentado a Faculdade Anhanguera Educacional, disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, ministrado pela Prof. Fanciane Vivian Luz.
HORTOLÂNDIA
2015
SUMÁRIO
Introdução
Objetivo:
Passo I:
Passo II:
Passo III
Passo IV
Conclusão
INTRODUÇÃO
Em nosso desafio iremos ajudar a Dona Irena a reestruturar seu negócio, a fazer um planejamento e organizar sua situação financeira, como também as tarefas do dia-a-dia e os seus funcionários.
Notamos que vontade para Dona Irena é o que não falta, porém, ela se perde em meio a tantas tarefas.
OBJETIVO:
Problemas:
1° O negócio não foi planejado;
2° O estabelecimento possui poucos funcionários para diversas atividades;
3° O cardápio não é variado e é escrito a mão;
4° Esquece-se de pagar boletos e fazer compras de produtos do dia a dia.
Soluções:
1° Fazer um planejamento e organizar o restaurante;
2° Contratar mais funcionários para as atividades rotineiras;
3° Variar o seu cardápio e melhorar em sua aparência;
4° Ampliar um pouco mais os tipos de serviço, como por exemplo, por serviços de entregar de marmitas, pratos feitos e pratos prontos, assim, reduziria o serviço de montar os pratos e aumentaria suas vendas.
PASSO I:
Uma das maiores causas que leva uma empresa a fechar as portas é o empreendedor não saber administrar o seu negócio. O empreendedor deve saber planejar o seu negócio, tendo em mente o quanto vai gastar, o quanto ira faturar, para assim poder controlar os seus gastos financeiros.
Um empreendedor deve saber diferenciar os seus gastos pessoais dos gastos da empresa, deve fazer um plano compatível com a realidade atual do seu ramo, estabelecer metas e prazos de vendas, não deixar as dividas acumular e evitar empréstimos bancários com juros e taxas altíssimos, remunerar os seus sócios e funcionários de acordo com a situação financeira da empresa.
O empreendedor deve ter em mente o seu público alvo, atualizar e modificar sempre que possível e necessário os seus produtos e ter uma localidade onde o seu público tenho o acesso fácil.
Desconhecer finanças é um erro muito comum entre os empreendedores, a matéria financeira é tratada de maneira superficial.
Desconhecer o mercado também atrapalha o desempenho dos negócios. O empreendedor deve escolher o segmento que sua empresa irá atuar, fazer propostas de valores e escolher seus clientes.
Contudo, chegamos à conclusão que para um empreendedor não fechar as portas de seu negócio, ele não pode deixar de seguir os seguintes passos:
1° Não ter uma visão ao longo prazo: de como ele quer sua empresa em um determinado prazo, qual sua situação nesse período;
2° Não ter o controle financeiro: não ter conhecimento sobre a situação financeira real de sua empresa;
3° Perder o senso da realidade: fazer mais dividas do que pode pagar;
4° Confundir CPF e CNPJ: pagar as contas pessoas com o dinheiro da empresa e vice e versa;
PASSO II:
Levando em consideração todos os estudos realizados até o momento, analisamos a situação de Dona Irene e temos as seguintes ferramentas para solucionar o seu problema.
- Ela precisa de uma assessoria, onde a ajude a organizar os seus pagamentos.
- Qualificar os seus funcionários e contratar mais, para auxiliar nos afazeres do dia-a-dia, como recebimento e compras de mercadorias, serviços de caixa, limpeza das mesas e do ambiente em si.
- Melhorar em seu cardápio, manter suas comidas típicas que é o seu diferencial, inserir comidas tradicionais, lanches prontos e deixar o seu cozinheiro um pouco mais a vontade para criar seus pratos, deixar a aparência de escrito a mão de lado e passar a utilizar um cardápio mais moderno, impresso e colorido.
- Melhorar também a aparência de seu restaurante, fazendo uma revitalização em seu ambiente, arrumando sua pintura externa e interna, mexer em sua fachada.
- Não podemos esquecer que ela já possui uma localização boa de seu negócio, tem seus pratos típicos o que é seu diferencial, um cozinheiro que possui uma grande experiência culinária.
- Ela deve também investir em marketing, propaganda e publicidade de seu restaurante.
PASSO III
FORÇAS (Ambiente Interno): Localização de seu negócio e comida típica da região. | FRAQUEZAS (Ambiente Interno): Aparência do estabelecimento, o cardápio escrito a mão. |
OPORTUNIDADES (Ambiente Externo): O crescimento de turista na região. | AMEAÇAS (Ambiente Externo): Os restaurantes em sua volta. |
PASSO IV
...