Adiministração
Por: rafaraujobt • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.972 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS
“Os percentuais de fechamento das Micros e Pequenas Empresas nos primeiros anos de existência são altos e tem sido motivo de análises e discussão em vários âmbitos da sociedade, do meio acadêmico ao empresarial.” (DORNELAS, 2008)
Entendemos que em qualquer situação de investimento de recursos, quer sejam de tempo, material, ou valores no meio empresarial, o planejamento deve ser no mínimo obrigatório, portanto o Plano de Negócios é uma ferramenta, ou instrumento, que antecipa a visão do negócio ao futuro empreendedor, podendo ele, optar em dar seqüência ao projeto ou parar, dependendo do resultado do plano.
Esse erro chega “a ser uma tradição, uma vez concebido não pode ser esquecido é uma tradição a ser quebrada. A concorrência muda, o mercado muda e as pessoas também mudam”. (DORNELAS, 2008)
Caso opte em dar seqüência ao seu projeto, é importante que o empreendedor ao abrir seu negócio, não se esqueça do Plano de Negócios, se isso ocorrer será um grande erro.
Comentando, destacando e explicitando a importância do plano de negócio note o que um especialista renomado fala sobre o assunto:
“O Plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios. As seções que compõem um plano de negócios geralmente são padronizadas para facilitar o entendimento. (DORNELAS, 2008)
Entendemos, portanto que o plano de negócios também deve responder perguntas, que, se feitas mostrarão com exatidão se aquela idéia que tínhamos na cabeça pode tornar-se uma oportunidade de negócios.Um plano de negócios é um documento escrito que procura responder inúmeras perguntas que são fundamentais sobre o empreendimento:
• A primeira pergunta, segundo é “Por quê?” O plano de negócios está sendo escrito. A resposta é de que um plano de negócios está sendo escrito com base em um motivo, que está associado a uma oportunidade. Esta oportunidade está literalmente associada ao empreendedor, que tem sonhos, necessidades ou literalmente uma oportunidade de negócios a vista. Ainda há o chamado “perception of business” que o empreendedor trás em seu DNA familiar, e que na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade, portanto se o empreendedor tem em seu grupo familiar alguem já atuando na área de negócios, certamente o plano de negócios irá responde com mais clareza a primeira pergunta.
• A segunda pergunta é “O quê?” Está sendo planejado. É importante o empreendedor na clareza do plano usar linguagem assertiva demonstrando o que efetivamente está sendo objeto do plano, uma nova empresa, um novo serviço, ou um projeto? Ainda demosntrar o que o plano quer falar, se um serviço ou um produto. A seguir o plano de responder a pergunta “Quem?” Quem será o público alvo deste negócio, Quem serão os meus competidores, quais serão os meus produtos ou serviços, e por último e tão importante quem serão as pessoas que estarão envolvidas neste negócio ou serviço, então estamos falando quem é o time que vai atuar buscando resultados planejados neste plano. “Como?” Este é o momento de descrever a operação, como será produzido ou construído é necessáriamente neste momento que se explica como fazer, como será comunicado ao mercado e ao público e quais os beneficios será proporcionado. E por fim o plano de negócios responde a última pergunta “Quanto?” Este é o momento de de se falar em recursos de tempo de de valores financeiros. Deve se deixar claro nesta etapa do plano, quanto investir financeiramente, quantas pessoas serão atendidas e quanto será o retorno esperado, neste caso o retorno esperado é financeiro
1.1 Estrutura do plano de negócios
Não existe uma estrutura única para escrever o plano de negócios, é importante entender a particularidade de cada negócio e o tamanho da empresa, entretanto, o plano deve ser escrito de maneira organizada e lógica para que o futuro empreendedor ou investidor possa entender com clareza como será a organização da futura empresa. Um bom plano de negócios deve mostrar com clareza se idéia que temos em mente, é realmente inovadora e podendo tornar-se um bom negócio.
Escrever um plano de Negócios pode não ser uma tarefa fácil, exige do empreendedor e das pessoas que o ajudarão o conhecimento do mercado que a empresa vai atuar.
Existem estruturas especificas para empresas de manufatura, quer seja grande ou pequena. O modelo que se segue é sugerido para pequenas empresas em geral e considerada eficiente. E nele devem conter:
1- Capa
2- Sumário
3- Sumário Executivo
4- Descrição e estrutura da Empresa
5- Produtos e Serviços
6- Mercado e Competidores
7- Marketing e Vendas
8- Estratégia de Crescimento
9- Plano financeiro
1.1.1 Capa
A capa de um plano de negócios, ao contrário do que se fala, é tão importante quanto seu conteúdo e nela obrigatoriamente deve conter todas as seguintes informações: nome e endereço da empresa, meios de contatos com o empreendedor, datas de quando o mesmo foi concebido, numero de cópias e quem fez o plano de negócios.
1.1.2 Sumário
Nesta etapa do plano de é imprescindível colocar o título de todas as seções e subseções com suas respectivas páginas, isso se deve por poder haver interesse maior por essa ou aquela seção. Tanto a capa como o sumário tem objetivos de provocar boa impressão no leitor.
1.1.3 Sumário Executivo
Dornelas afirma que em “(...) um plano de negócios o sumário executivo é a parte mais importante, pois deve ser escrito para seduzir o leitor a fazer a leitura completa do plano” (2008). Serve também para mostrar de forma sintética as informações nele contido. Entretanto, apesar do sumário executivo aparecer logo no início do plano, deve se escrever ao fim do mesmo.
Os melhores planos são aqueles mais objetivos, e, seu sumário deve
...