Adiministração
Por: marcella balla • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
Administração Científica
É um sistema de organização e divisão de tarefas com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o menor tempo.
É um sistema dividido em três fases.
A primeira visa à eliminação dos movimentos inadequados, a identificação da melhor maneira de executar as tarefas e seleção e treinamento do trabalhador; O estudo do tempo de trabalho permitia quantificar o valor do salário do trabalhador e diminuindo os custos de produção.
Na segunda fase ocorre um aprimoramento dos métodos de trabalho, onde Taylor divide o trabalhador em dois tipos: o homem de primeira classe que corresponde ao trabalhador altamente motivado que faz suas atividades de forma objetiva e sem desperdício de tempo, e o homem médio tem características opostas ao primeiro. O homem de primeira classe deveria ser selecionado pra exercer atividades condizentes com suas habilidades e como consequência incentivado financeiramente como maiores salários. Nessa fase, também, foi determinada a padronização das ferramentas, equipamento e a fundamentação dos princípios da administração.
Na terceira fase Taylor uniu, de forma mais sucinta, as ideias desenvolvidas durante as duas fases anteriores em princípios que hoje conhecemos como o “princípio do movimento”. São eles:
Princípio de planejamento: tinha por objetivo estudar e analisar o melhor método de realizar cada atividade, bem como o melhor trabalhador para desenvolvê-la.
Principio de preparo dos trabalhadores: selecionar cientificamente- princípio de planejamento-, treinar, instruir e desenvolver o trabalhador.
Principio de controle: consiste no monitoramento das atividades, de modo a garantir que o trabalho seja executado de acordo com o planejado e com o treinamento recebido pelos trabalhadores.
Princípio de execução: consiste na distribuição das responsabilidades e trabalho para que haja disciplina na execução.
Teoria da administração clássica
Tem como ênfase a estrutura da organização em busca de uma maior qualidade de produção de trabalho, eficiência do trabalhador e da produção. Com uma visão global da empresa, ou seja, uma visão anatômica e estrutural.
Propõe que toda empresa pode ser dividida em seis grandes grupos de funções. São eles:
Operação técnica: está relacionada a produção de bens e serviços da organização.
Operação comercial: relacionada a compra, venda, câmbio de matéria-prima e produtos.
Operação financeira: capitação e gerencia de recursos financeiros.
Operação de segurança: visa à proteção das pessoas e bens relacionados à organização.
Operação contábil: visa revelar a situação econômica da empresa.
Operação administrativa: coordena e administra as outras operações da organização.
Para Fayol, competia a operação administrativa a função de formular o programa geral da organização. No entanto, a administração não cabia apenas no topo organizacional, mas se distribuía em todos os níveis hierárquicos. Desenvolveu o ato de administrar que é:
Planejar: estabelecer os objetivos e especificar como serão alcançados.
Organizar: coordenar, de acordo com o plano, todos os recursos da organização.
Comandar: fazer com que os subordinados executem a tarefa.
Coordenar: sistematizar as atitudes e esforços de toda a organização para alcançar as metas traçadas.
Controlar: estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam às atitudes serem compatíveis com o esperado pela organização.
Segundo Fayol a administração é questão de ponderação, medida e bom senso. Dentro dessas questões ele desenvolveu os princípios fundamentais que regulam a organização, no entando eles devem ser flexíveis e maleáveis. São eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; remuneração justa; centralização; linha de autoridade; ordem; equidade; estabilidade pessoal; iniciativa; espírito de equipe.
...