Administração da Produção e Operação
Por: Eliene.Ribeiro • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 260 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – SÃO PAULO - UNIDADE 3
ELIENE BARBOSA RIBEIRO SILVA – RA: 5833171198
ELIETE OLIVEIRA DE PAIVA – RA: 1363485756
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
SANTO ANDRÉ
2015
ELIENE BARBOSA RIBEIRO SILVA – RA: 5833171198
ELIETE OLIVEIRA DE PAIVA – RA: 1363485756
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
(ATPS)
ATPS 6º semestre do curso de
Administração de Empresas, da
Universidade Anhanguera de São
Paulo - Santo André, unidade III
Orientação do Prof. OSWALDO
SANTO ANDRÉ
2015
Etapa 3
O estoque é o coração da empresa uma má administração e planejamento da compra e no recebimento como no manuseio do mesmo pode levar a empresa a ter grandes prejuízo, por isso como futuros administradores temos que nos preocupar com a administração dos matérias por que o estoque e um bem da empresa, para que não haja tanto desperdício como na compra e perda do material as empresas precisam da treinamentos para os funcionários para que não haja desperdícios e compra sem necessidades e fazendo assim um bom planejamento do que realmente vai usar. Muitas das vezes se isso não e bem planejado e controlado irá levar a empresa ter consequências mais tarde e em muitos casos até a falência da mesma.
Ter um bom planejamento de compra, analisando o lead time (leitura de tempo) do fornecedor, um dos principais agentes de contribuição para o sucesso dessa cadeia. Para isso se obter o custo benefício, o material precisa respeitar a otimização dos custos da empresa para não forçar uma desestabilização em seu orçamento pois já foi pé definido um custo a ser arcado nesse processo de aquisição de material e também de serviços seja qual for o ramo da organização.
Para os administradores e futuros administradores eles devem se atentar bastante nesse ponto, já que estoques baixos, exige que a empresa opere numa situação delicada não podendo correr erros em seu processo de produção. Já por outro lado, mantendo o estoque altos, se tem um excesso de capital parado na empresa, podendo até influenciar nas situações finanças, pois não se tem o giro do estoque.
E de grande importância para a empresa a Administração de materiais, estoque de maneira adequada é aquela que, faz uma avaliação do espaço físico da área de estocagem, para escolha do ambiente, que permita as melhores condições de armazenamento, visualização, acesso e controle dos produtos.
Quem faz uma administração e controle eficiente do estoque, frequentemente, consegue praticar melhores preços, atende com agilidade e tem mais qualidade no serviço, tanto no fator interno, quanto externo.
A administração de matérias para a empresa no fator interno, consegue controlar e visualizar o estoque, quantos itens tem, se visualiza isso com inventários que muitas empresas realizam mensal, trimestral semestral ou até anual, dependendo da ponte da empresa da rotatividade de matérias e suas necessidades. Também interferi na hora de comprar, assim não havendo desperdícios e nem a falta do mesmo.
No fator externo, a empresa consegue atender seus clientes com rapidez e agilidade e fazendo assim com que seus clientes fiquem satisfeito com isso, qualidade, quantidade e preço justo faz com que os clientes sejam fies a determinadas empresas e marcas.
Quando a empresa tem todo o controle da a administração de matérias ela consegue ter uma melhor visualização da área desde a compras feitas até recebimentos das matérias e o armazenamento e sua distribuição física dentro da organização, consegue controlar desde a entrada e saída dos produtos acabados e muito importante para empresa ter esse controle, por isso as empresas investe mais e focaliza sua maior parte nessa área investindo em software para garantir toda a administração de matérias.
A ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, está mudando. Em geral, o espaço escolhido para armazenagem era sempre o local menos adequado. Com o passar do tempo, a seleção inadequada e o mau aproveitamento do local onde eram armazenadas as matérias primas, tornou se um comportamento que gerava prejuízos. Não era mais suficiente apenas armazenar a mercadoria com todo o cuidado, então racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material, aproveitando melhor o espaço.
Por isso que e muito importante ter todos esses dados para poder focalizar no restante.
Paras se gerenciar um estoque é essencial que o gestor saiba controlar e que tenha um bom planejamento e conhecimentos técnicos.
Quando abordamos o tema Administração de matérias não podemos deixar de descrever um ponto importante que é a compra de lote econômico, muitas empresas trabalham com esses lotes, na minha opinião e no meu conhecimento e nos estudado nos links e nas pesquisas feitas o lote econômico tem seus pontos positivo e negativos
Para muitas empresas nem sempre os lotes econômicos atendem as necessidades da fábrica, muitas das vezes o lote econômico excede o espaço disponível da fábrica, causando transtorno, e também o capital da empresa fica parado por muito tempo, e em muitos casos por anos.
O ponto positivo e quando a organização tem uma análise de utilização desses lotes e também uma utilização rápida dos mesmos e bom para empresa pois ajuda na redução de custos, a empresa tem uma maior quantidade com o menor custo, por isso e chamado de lote econômico.
...