Administração da Produção e Operações
Por: zeus186490 • 28/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.164 Palavras (17 Páginas) • 227 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Indaiatuba
Curso de Administração de Empresas
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Administração da Produção e Operações
Etapa 1- Administração da Produção e Operações
Etapa 2- Localização da Empresa. O Produto
INDAIATUBA – SP
2014
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Administração da Produção e Operações
Etapa 1- Administração da Produção e Operações
Etapa 2- Localização da Empresa. O Produto
Trabalho apresentado pelos alunos do 6º semestre do curso de Administração de Empresas, para a disciplina da Administração da Produção e Operações, na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob a orientação do Profº. Edmilson Zaratin.
INDAIATUBA – SP
2014
SUMÁRIO
1-DESENVOLVIMENTOS DO TRABALHO DA ETAPA 1 4
1.1- Passo 1 4
1.1.1- Conceito da Evolução Histórica da ADM da Produção 4
1.1.2- Just in Time 4
1.1.3- Just in Time Vantagem e Desvantagem 5
1.1.4- Engenharia Simultânea 5
1.1.5- Tecnologia do Grupo 6
1.1.6- Consórcio Modular 6
1.1.7- Células de Produção 7
1.1.8- Desdobramento da Função da Qualidade 8
1.1.9- Manufatura Integrada por Computador 8
1.1.10- Benckmarketing 8
1.1.11- Comarkership 9
1.1.12- Sistema Flexível da Manufatura 9
1.1.13- Produção Customizada 9
1.1.9- Manufatura Integrada por Computador 8
1.1.10- Benckmarketing 8
1.2- Passo 2 – Unilever do Brasil 10
1.3- Passo 3 – Sistema de Produção do Detergente em Pó 11
2- DESENVOLVIMENTOS DO TRABALHO DA ETAPA 2 12
2.1- Passo 1 e 2 – Relatório e Principais Conceitos Sobre Consórcio Modular 12
2.1.1- Artigo 1 12
2.1.2- Artigo 2 12
2.2- Passo 3 – Resumo do Vídeo do Consórcio Modular da Volkswagen 14
2.3- Passo 4 – Estratégica da Manufatura e Produto da Unilever 14
3- REFERENCIAS BIBLIOGRÁGICAS 16
1-DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DA ETAPA 1
PASSO 1
- Conceitos da Evolução Histórica da Administração da Produção
Com o desenvolvimento e crescimento da sociedade, no século XX foram surgindo necessidades de se produzir mais, e foram surgindo maneiras de se unir mão de obra, qualidade e produção em massa, com qualidade e lucros para as empresas. Um dos percussores das formas de administrar é Frederick Winslow Taylor criador e o membro mais participante da administração científica, constatando a falta de conhecimento dos trabalhadores e a não relação entre gerentes e operários. (MAXIMIANO, 2012).
As principais idéias de Taylor foram criar noção clara das funções e responsabilidades do trabalhador, incentivar o desempenho do trabalhador, planejar e visualizar a solução dos problemas, acabarem com o achismo e os palpites, conhecer as aptidões dos trabalhadores e colocá-los para desenvolver as funções em que tinham maior competência, e que os funcionários teriam que cumprir com excelência o que foram contratados para realizar, sem recompensas por isso e estabelecer metas de produção. (MAXIMIANO, 2012).
Neste momento da administração foram atacados os problemas de salários, estudou-se o tempo gasto para realizar estas funções, e a forma de administrar as tarefas, em um segundo momento foi atacado à ampliação de escopo, da tarefa para a administração, definição de princípios de administração do trabalho para assim chegar à terceira fase do desenvolvimento da teoria científica com a consolidação dos princípios, a divisão de autoridade e responsabilidade dentro das empresas.
1.1.2- JUST IN TIME
Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. (Hall,R.W.1983).
Esta definição sintetiza muito bem o conceito do just in time (também conhecido como JIT) e seu impacto em toda cadeia produtiva. O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário. Ele está relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo. Objetivos do Just in time.
Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Este conceito por sí só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.
...