Administração da Produção e Operações
Por: dayanasaraiva • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.809 Palavras (16 Páginas) • 232 Visualizações
Universidade Anhanguera-Uniderp
Angélica de Souza Carneiro - 280158
Dayana da Silva Saraiva - 218903
Jakiely Silva de Oliveira - 234946
Rita Rodrigues de Paula Souza -236692
Administração da Produção e Operações
Miranda – MS
Ano 2012
Introdução
Administração da Produção e Operações administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização Este trabalho tem a finalidade de descrever a evolução histórica da Administração da Produção e operações. Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando a base para a consolidação de uma estrutura que de sustentação ao desenvolvimento de produtos de acordo com a demanda de mercado,
Etapa 01
Passo 1
1) O que a empresa produzir?
Calcário – felito ZT
2) Há algum planejamento da capacidade de produção?
Sim, horas trabalhadas.
3) Como e o Controle da produção?
Por tonelagem britada
4) Previsão da demanda?
5 mil tonelada diária
5) A empresa conta com programas que demonstrem que valorizam o trabalho de seus empregados?
Sim, a empresa paga prêmios, por participação de lucros, os funcionários trabalham mais contente e a empresa só tem a ganhar.
6) A empresa costuma investir no treinamento para garantir o desenvolvimento de seus funcionários?
Sim, porque o mercado esta cada vez mais exigente, e com muitas tecnologias novas.
Passo 2
Nome da empresa: Mecbrum Indústria de Comercio LTDA
CNPJ 01.899.414/0001.67
Localização: 15 km do Município de Bodoquena
Segmento: Mineração
Porte: Médio
Missão: Ser Referência no Mercado
Valores: Atuar com lealdade, os parceiros e a equipe, mantendo uma relação ética respeitando e valorizando
Produto Comercializado: Calcário – felito ZT
Publico – Alvo: Em Geral
Quadro de funcionário
Técnico de Segurança: 01
Supervisor: 01
Motorista: 07
Petroleiro: 01
Operador: 04
Operador de britagem: 02
Auxiliar de britagem: 01
Mecânico: 01
Auxiliar de mecânico: 01
Lubrificador: 01
Total de quadro de funcionários 20
Equipamentos
Pá Carregadeira: 02
Escavadeira: 02
Pipa: 01
Moto Niveladora: 01
Caminhão Caçamba: 06
Comboio: 01
Carro de Apoio: 02
Micro – Ônibus: 01
A produção da empresa e calculada por porcentagem e tonelada. Os maquinários trabalham 8 horas diárias, o funcionamento da empresa e de terça-feira a sábado. A segunda-feira, e reservada para manutenção do britador, e dos equipamentos.
Os contra tempo da empresa são resolvidos mais rápidos possíveis, porque a empresa trabalha com produção, se ficarem tempo parado não produz, e também são cobrados pela produção. A maneira que os materiais, são estocados e através de pilha e são numeradas, para o controle da empresa.
Etapa 02
O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto, o planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.
Afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”.
O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos, e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.
Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.
No atual contexto cada vez mais competitivo em que as empresas atuam, planejar e controlar a produção, mais que uma necessidade, será uma imposição. O planejamento é extremamente útil já que permite à empresa não somente traçar metas e objetivos, incrementar o processo de produção, mas porque pode levar os um maior e melhor conhecimento de sua estrutura.
Da mesma forma, o controle da produção permite identificar carências e falhas que possam ocorrer, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo. Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência. E, principalmente, tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.
...