Administração de Produção e Operações
Por: Victoria Fernandes • 5/12/2020 • Relatório de pesquisa • 433 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
A administração da Produção e Operações é responsável pela produção dos bens e serviços que são disponibilizados aos clientes. Podemos dizer que a “produção” liga-se mais à atividade industrial, enquanto que “operações” volta-se mais para a prestação de serviços.
A gestão da produção, como também é chamada, é a maneira como uma empresa produz seus bens e serviços. Inicia-se pelo input (referente à entrada de matéria-prima e insumos), ocorrendo depois à transformação e processamento e por fim, o output (saída do produto/serviço final).
Tendo quatro classificações:
- Volume: no geral é um sistema de grande volume de produção, com alta repetição da tarefa. Está interligado à variedade, podendo ser elevado com baixa variedade ou de baixo volume com alta diversificação.
- Variedade: se refere aos produtos e serviços singulares e padronizados, que possuem um alto nível de customização.
- Variabilidade: Ocorre de acordo com a variação da demanda (que pode ser estável ou instável).
- Visibilidade: produção exposta ao cliente, com operações de alto contato, exigindo funcionários qualificados para interagir com o público, e baixo contato, que possui um custo menor por não exigir funcionários qualificados.
O profissional da Administração da Produção
É um especialista em processos de fabricação e possui responsabilidades como aumentar, otimizar e garantir a produção, também se certificando da qualidade final – tanto dos bens e serviços, quanto da velocidade de entrega, confiabilidade e o custo do que foi produzido.
Este profissional deve ter sempre o intuito de otimizar a produção cada vez mais.
Processo decisório
- Capacidade da fábrica: está relacionado ao crescimento ou diminuição da equipe e a obtenção ou não de mais recursos.
- Compra de matéria-prima: trata-se do alinhamento ideal entre a quantidade necessária de insumos e matéria-prima com a quantidade comprada pela empresa. A compra não pode ser em excesso (sobra), nem em quantidade inferior.
- Políticas de estoque: ligado ao processo decisório anterior. Com o planejamento ideal do estoque, a empresa evita compras emergenciais e atrasos de produção e entrega.
- Programação da Produção: é a alocação da quantidade produtiva necessária de acordo com as prioridades definidas. Evitando ociosidade de recursos produtivos.
- Monitoramento da fábrica: capacidade de saber em quais etapas do processo produtivo estão as ordens de produção emitidas sistema de planejamento, programação e controle da produção.
- Cumprimento dos prazos estabelecidos: é fundamental ter um bom planejamento para, como consequência, ter um bom controle da produção, cumprindo os prazos de entrega dos produtos/serviços.
A administração da produção pode ser considerada como o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na área da produção. Tem sob sua responsabilidade os recursos físicos e materiais de uma organização, transformando e realizando o seu processo produtivo.
...