Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por: brmeirar • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Elaborar um texto de 20 a 30 linhas contendo, necessariamente, as seguintes abordagens:
- Breve exposição teórica sobre o princípio da capacidade contributiva
- Relação entre o princípio da capacidade contributiva e a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Referências bibliográficas
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 28 nov. 2014.
capacidade contributiva
Capacidade contributiva faz parte do direito tributário onde tem como objetivo arrecadar imposto como base de calculo a renda e riqueza das pessoas, ou seja, quem tem um poder aquisitivo maior contribui com uma maior fatia do salário e quem ganha menos contribui com a menor fatia.
Conforme demonstrado na tabela de imposto de renda da pessoa fisica “TABELA DO IRPF 2014 - VIGÊNCIA A PARTIR DE 01.01.2014”, fica bem claro que com base nos rendimentos mensais e/ou anuais, quanto mais se ganha, maior será a alíquota (%) e a parcela a deduzir do IR (R$). Dependo da renda o valor em pecentual da aliquota quase quadruplica.
No momento em que a pessoa irá declarar o imposto de Renda, ela pode e deve declarar gastos, como educação, saúde, dependentes, moradia, previdencia privada... Assim consegue restituir uma fatia do que foi retido na fonte.
Que fique claro e objetivo que para realizar restituições, deverá ter comprovantes e recibos de tudo o que lhe foi informado. Caso a Receita Federal chame, ela apresente os documentos e recibos exigidos e caso não seja apresentado os documentos a pessoa terá que devolver o valor restituído com acréscimo de multas.
Se o contribuinte não regularizar a situação, seu nome fica sujo na praça, onde impacta em processo de aposentadoria e dependendo do caso, corre o risco de responder processo ou até ir para na prisão.
...