TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por:   •  27/4/2015  •  Artigo  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: LIBRAS

Atividade Colaborativa

NOME

Juliana Souza Brandão

RA

9911166868

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: LIBRAS

           

              Atividade Colaborativa: TÍTULO

Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora : Regina Celia da Luz

Introdução

As conquistas dos direitos para os deficientes auditivos  traz condições

básicas e fundamentais de acesso à Libras se que faz indispensável.

Hoje o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, e a presença do mesmo nos locais públicos a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer, turismo e finalmente o uso da Libras pelos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas.

A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais permite o desenvolvimento linguístico, social para aqueles  que utiliza para se comunicar proporcionando o conhecimento cultural para  um  socialização .

Mas acessibilidade ainda é algo a ser conquistado para a comunidade de surdos no Brasil ainda há muito a ser superado, claro que já há grandes conquista e que essas conquistas são poucas quando vemos a necessidade que hoje os deficientes no Brasil sofrem.

Garantir a acessibilidade na sociedade requer conscientização e também esforços  do  governo  para que essas acessibilidades façam cada vez mais parte não só do Ensino nas escolas mas também  da inclusão na sociedade .

Desenvolvimento

A acessibilidade é  um dos pontos que precisar ser garantida para  os deficientes para que  assim os  direitos hoje alcançados se torne  ainda  maior  na sociedade .

 

Há um reconhecimento da comunidade  surda no Brasil  “Como Lei nº 10.436, de 24 de abril  de 2002. Que foi criado para amparar e  ajudar as conquista de direitos dos surdos em espaços de cidadania a exemplo de: escola, sociedade, igreja e outros que os levem a adquirir independência.”

Graças as a algumas “leis  como a  de Decreto de nº. 5.626/05  que estabelece a inclusão da LIBRA como disciplina curricular no ensino público  e  privado, e sistemas de ensino estaduais, municipais e federais (Cap.II, art. 3º). Este decreto, no capítulo VIU, Art. 22, incisos I e II, estabelece uma educação inclusiva para os surdos, numa modalidade bilíngue em sua escolarização básica,  garantindo-se a estes alunos, educadores capacitados e a presença do intérprete nessas classes.’’

Entre outros decretos e leis garante alguns  direitos  ainda  é pouco mas já há grandes conquista algumas são necessárias ainda há obstáculos  como o preconceito , falta de conhecimento  as escolas ainda não estão preparadas  não só falando pedagogicamente  mas também a falta de profissionais  como ha  falta de  um interprete   nas  salas  de  aulas  como no caso da  de uma  que  foi divulgado pelo  site: www.campograndenews.com.br/  ‘’

A Jovem Tábata, que sempre estudou em escola pública, foi aprovada no vestibular para cursar Biologia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco)” A Jovem  que passou no vestibular    e quando sua mãe foi  fazer a matricula   e informou sobre a deficiência da filha ficou surpresa com a resposta da universidade .’’ Que disse que ela teria que contratar uma intérprete de acordo com a necessidade dela ou acompanhá-la nas aulas”. A mãe da Jovem entrou em MPE (Ministério Público Estadual)  para procurar os direito da filha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (754.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com