Análise dos filmes “Estagiários do Google e “Vida de Inseto”
Por: 230590 • 22/5/2016 • Resenha • 714 Palavras (3 Páginas) • 752 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI- CAMPUS XII
COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO
MARCONDES LIMA GUIMARÃES
Análise dos filmes “Estagiários do Google e “Vida de Inseto”, sob a perspectiva da Inovação
Guanambi
2016
MARCONDES LIMA GUIMARÃES
Análise dos filmes “Estagiários do Google e “Vida de Inseto”, sob a perspectiva da Inovação
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Gestão da inovação Tecnológica.
Orientador(a): Prof.Esp. Juliana Jerab
Guanambi
2016
O filme, “os estagiários da Google” tem como cenário principal, o escritório da sede da Google Inc, e tem como protagonistas dois homens de aproximadamente 40 anos (Billy e Nick) que trabalhavam como vendedores de uma importante companhia revendedora de relógios. Os dois foram despedidos e, então decidiram se arriscaram profissionalmente a aceitar um programa de estágio no Google.
Apesar de desastrados e bem diferentes na entrevista, conseguem passar na seleção para a vaga de estágio no Google. Chegando à sede da empresa, onde iriam estagiar, se deparam com muitos jovens inteligentes antenados com as mídias digitais, com um ambiente totalmente diferente e propício à criatividade e inovação.
Para conseguir a vaga definitiva de estágio, os candidatos deveriam passar por uma espécie de gincana, onde deveriam formar equipe e passar por provas práticas que eram propostas pelos coordenadores do estágio.
A equipe formada por Billy e Nick era composta por jovens pouco populares e desconexos, assim, nas provas iniciais tiveram muitas dificuldade de entrosamento e solução de problemas. Mas depois de algumas provas, Billy e Nick viram que para vencer as batalhas deveriam trabalhar em equipe e aproveitar o diferencial que cada membro oferecia.
No fim, a equipe comandada por Billy e Nick ganha a vaga de estágio definitivamente, pois conseguiram vencer os principais desafios propostos, utilizando os diferentes conhecimentos e culturas dos componentes da equipe, criando assim uma equipe propícia à inovação.
No contexto do filme, observa-se que a cultura proposta pelo Google é totalmente favorável à inovação, verificando que desde o ambiente do escritório, onde se criou um local inovador e propício à liberdade de expressão, até a seleção dos colaboradores, na qual há uma preocupação com a diversidade de culturas, com as diferentes formas de pensar e ver o mundo e com a liberdade para disseminação de novas idéias.
No filme “Vida de Inseto” também podem ser percebidas características que remetem a criação de ambiente propício à inovação, assim como as encontradas no filme “Os estagiários do Google”.
Assim como no filme “Os Estagiários do Google”, o “vida de Inseto” também enfatiza o trabalho em equipe e geração de inovação a partir da diversificação de culturas, da valorização das diferentes formas de pensar e ver o mundo.
No filme, “Vida de Inseto” há uma colônia de formigas que eram obrigadas pelos gafanhotos a recolher alimentos para eles todos os anos. No entanto, em certo ano a formiga “Flick” derramou acidentalmente todo o alimento arrecadado para os gafanhotos e, por esse motivo, a colônia foi ameaçada pelos gafanhotos, que deram um novo prazo para que o alimento fosse novamente arrecadado. Flick, que já era desprezado pela sua colônia por suas atitudes atrapalhadas e idéias inovadoras que sempre acabavam em confusão, se sentiu culpado por derramar todo o alimento arrecadado e, então, saiu da colônia para procurar ajuda.
...