Analise de Investimentos
Por: Bruce Pinho • 8/10/2016 • Trabalho acadêmico • 4.316 Palavras (18 Páginas) • 242 Visualizações
Índice
1- Introdução
1.1- Metodologia
1.3- Objectivo
1.3.1- Geral
1.3.2- Específico
1.4- Estrutura
2- Fundamentacao Teorica
2.1- Conceitos de Investimento
2.2- Classificação de Investimento
2.3- Definição de Projecto
2.4- Tipos de Projecto
2.5- Projecto de Investimento
2.6- Classificação de Projectos de Investimento
2.7- Fases de Implementacao de um Projecto de Investimento
2.8- Fluxograma das Fases de um Projecto de Investimento
2.9- Decisao de Investimento
3- Conclusão
4- Referência Bibliográfica
1- Introdução
O presente trabalho traduz-se numa pesquisa com caracter didáctico-cientifico realizado no âmbito do programa da cadeira de “Analise de Investimentos” com vista a ser apresentado pelos estudantes e avaliado pelo docente, tal como enriquecer os conhecimentos teóricos e científicos com relação ao tema a apresentar “Planeamento e Implementacao dos Projectos de Investimento” e cultivar o hábito de pesquisas de género no estudante, assim como o trabalho em equipa.
Na optica empresarial, o investimento é visto como a aplicação de fundos escassos que geram rendimentos, durante um certo tempo, de forma a maximizar a riqueza da empresa. Para proceder com o mesmo, deve-se fazer um estudo do projecto a ser implementado, de modo a que a decisão seja a melhor possível. Assim sendo, o projecto é entendido como um conjunto sistematizado de informações destinado a fundamentar uma decisão de investimento.
Um projecto de investimento pode ser definido como um empreendimento temporário que visa o desenvolvimento de um produto ou de um único serviço. Este origina sempre uma decisão de investir, que durante um determinado período de tempo implica aplicação de fundos escassos com o objectivo de maximizar a riqueza de uma empresa ou organização.
Assim, o chamado projecto de investimento é o ponto de partida incontornável de qualquer iniciativa empresarial, não se tratando de uma descrição do investimento em si, mas de uma análise com vista a apurar se este é ou não uma aposta válida.
Um projecto de investimento é, acima de tudo, um objecto de análise, existindo na dupla vertente da sua elaboração, que permite, desde logo, tirar algumas conclusões e diagnosticar certas fraquezas, e da análise, que vai determinar se vale ou não a pena avançar com a concretização do projecto.
Uma vez que os grandes desafios e objetivos das organizações é de garantir que suas estratégias se transformem nos resultados esperados, os projectos de investimentos têm um papel fundamental neste processo, pois são eles que materializam as estratégias empresariais, integrando recursos e esforços rumo aos objectivos organizacionais.
1.1- Metodologia
Para a elaboração do presente trabalho usou-se livros especializados e fontes extraídas na internet, assim como manuais de Analise de Investimentos, constituindo a principal fonte utilizada para a investigação e os critérios que a dirigem.
1.3- Objectivo
1.3.1- Geral
- Proporcionar uma visao integrada sobre o planeamento e implementacao dos projectos de investimento, de modo a capacitar e desenvolver competencias.
1.3.2- Específico
- Entender os conceitos gerais de planeamento e implementacao dos projectos de investimento;
- Identificar as principais fases de um projecto de investimento;
- Classificar os tipos de projectos de investimento.
1.4- Estrutura
O trabalho está estruturado em quatro capítulos:
- Introdução: apresentam-se algumas considerações iniciais acerca do tema, para além dos objectivos do trabalho, sua metodologia e estrutura do trabalho.
- Fundamentacao Teorica: apresentação de conceitos e explanação geral em torno do tema atribuido.
- Conclusão: apresentam-se as consideracoes finais.
- Referencia Bibliografica: por final, apresenta a bibliográfia usada para a elaboração do trabalho.
2- Fundamentacao Teorica
2.1- Conceitos de Investimento
- Investimento em economia - Significa a aplicação de capital em meios de produção, visando ao aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
- Investimento em finanças - Também pode referir-se à compra de activos financeiros (acções, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o chamado investimento financeiro.
- Investimento bruto - Corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
- Investimento líquido - Exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está directamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
2.2- Classificação de Investimento
- Independentes ou dependentes
- Independentes - Quando as receitas líquidas de um não são influenciadas pelas receitas líquidas do outro.
- Dependentes - Quando as receitas líquidas forem afectadas pela realização do outro. Dentro desta classificação, podemos considerar os investimentos complementares, concorrentes ou mutuamente exclusivos:
- Complementares - Quando a influência for positiva.
- Concorrentes - Quando a influência for negativa.
- Mutuamente exclusivos - A realização de um exclui a realização do outro.
- Convencionais ou não convencionais
- Convencionais - Quando apresenta um ou mais períodos de despesas líquidas seguido de um ou mais períodos de receitas líquidas.
- Não convencionais - No caso contrário, isto é, receitas e despesas intercaladas no tempo.
- Grande ou Pequeno
Um investimento é grande ou pequeno conforme a sua influência no sistema de preços.
- Inovação
Tem por objectivo, a produção e lançamento de novos produtos. Assim sendo, estes podem ser estudos de mercados e a evolução prevista, determinação de encargos ou estudo da concorrência e as suas prováveis acções.
- Substituição
São os mais frequentes nas empresas, não aumentam a capacidade da empresa e são os que apresentam menos incerteza.
- Expansão
Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem mudar a natureza dos seus produtos. Um acréscimo de despesas que corresponde a um aumento das receitas.
...