Atps Processos Adm Etapas 1 e 2
Por: Arcano31 • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 312 Visualizações
[pic 1]
CELSO AUGUSTO SANABRIA - RA 8097898504
CEZAR LUIZ FERREIRA LOPES - RA 8429153025
JESSICA BARBOSA GIL – RA 8098929582
RAISSA LUZ DE ALMEIDA – RA 1379272859
Etapas 01 e 02 ATPS – Processo Administrativo: Planejamento da Ação Empresarial. Organização da Ação Empresarial.
Curso: Administração (3º Semestre A - Noturno)
Campo Grande-MS
2014
[pic 2]
CELSO AUGUSTO SANABRIA - RA 8097898504
CELSO AUGUSTO SANABRIA - RA 8097898504
CEZAR LUIZ FERREIRA LOPES - RA 8429153025
JESSICA BARBOSA GIL – RA 8098929582
RAISSA LUZ DE ALMEIDA – RA 1379272859
Etapas 01 e 02 ATPS – Processo Administrativo: Planejamento da Ação Empresarial. Organização da Ação Empresarial.
Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Processos Administrativos do Curso de Administração turma 3ºA Noturno. Professora Esp. Ana Cristina Franzoloso.
Campo Grande - MS
2014
SUMÁRIO[pic 3]
Introdução ....................................................................................................................04
Etapa 1 – Planejamento de Ação Empresarial ..........................................................05
Etapa 2 – Organização de Ação Empresarial ............................................................09
Conclusão ......................................................................................................................12
Referência Bibliográfica ..............................................................................................13
INTRODUÇÃO
Nesta etapa iremos detalhar todo o processo elaborado pela nossa equipe Planejamento da Ação Empresarial e na Organização da Ação Empresarial. Descrever as habilidades necessárias para um gestor de sucesso. Definir o conceito de empresa, gestor e empresário. Relatar as considerações em relação a sistemas abertos. Definir missão, visão e valores organizacionais. Abordaremos conceitos sobre a realidade empresarial no ramo de alimentação em uma empresa fictícia (cafeteria), planejamento estratégico e estratégia de ação.
Etapa 1
- Planejamento da ação empresarial.
1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
Todo gestor que almeja alcançar o sucesso busca conhecimento, coleta de dados sobre o negocio e sobre os colaboradores, estabelece objetivos e prazos, além de planejar deve ter condições de executar o planejamento. Essas qualidades são características em um líder que almeja o sucesso, levando sempre em consideração as variáveis do comportamento humano, ou seja, o comprometimento de sua equipe além das variáveis do mercado atual.
Um gestor bem sucedido deve ser transparente, inspirar confiança e realizar o compartilhamento de experiências. Primordialmente ele precisa saber se comunicar tendo um discurso objetivo, coeso e motivador. Isso é fundamental para que sua equipe se envolva no processo e se comprometa com os resultados e metas a serem atingidas.
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?
Empresa= é toda entidade constituída, sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviço.
Gestor = Pessoa responsável por gerir ou administrar determinado local empresa ou qualquer ramo de negocio que exija um cargo de direção secundária, ou seja, é aquele que tem “poderes” para substituir o dono da empresa caso este precise se ausentar-se.
Empresário = Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou serviços. È quem responde por tudo que ocorre dentro da empresa principalmente por erros de funcionários.
3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
As organizações são consideradas como sistemas abertos por serem influenciadas por diversas mudanças no mercado, elas devem se adaptar para sobreviver e alcançar solides dentro de um mercado cada vez mais competitivo, observando e qualificando sempre seus produtos, serviços e técnicas.
È um sistema aberto por se manter sempre aberto a inovações, buscando matérias primas, pessoas, energia, e informações de ultima geração. Transformando e qualificando mão de obra, conservando capital intelectual de seus colaboradores e produzindo com qualidade produtos e/ou serviços.
4. O que é missão, visão e valores organizacionais?
A entidade organizacional é formada por esse conjunto: missão, visão e valores representam que representam a razão, a relação e as crenças da mesma. Todos devem saber claramente a razão da existência da organização. È uma forma do empresário motivar a sua equipe e demonstrar o que ele espera de cada um de forma que todos entendam e assimilem o objetivo de uma entidade.
Missão = A missão significa a razão de ser do próprio negocio, o porquê ele foi criado e para que ele existe. A missão também define os produtos e serviços os mercados as tecnologias e as propriedades do negocio.
Visão = A visão é o que a empresa espera de si mesma em relação ao futuro, qual o imagem que ela deseja e ate onde pretende ir. È a imagem que o empreendedor tem do futuro do seu negocio.
Valores organizacionais = Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.
Conceitos sobre a realidade empresarial no ramo de alimentação (Cafeteria)
De acordo com a conclusão e debate do grupo, analisamos e chegamos a um acordo comum que toda empresa precisa de um gestor ou líder de sucesso, seja ela uma microempresa ou uma renomada e conceituada corporação. Em nosso ambiente de trabalho nossos gestores também determinam as metas e acompanham o processo característico em cada fase, buscando sempre o cumprimento das tarefas para que alcancemos os objetivos. Como nossa empresa é de pequeno porte o gestor é responsável pela maioria das áreas, deixando para o dono somente as tomadas de decisões mais importantes nas negociações com clientes. O gestor é responsável pela conferência da matéria prima (como é uma empresa de usinagem), e é responsável também pela entrada da peça na máquina até a entrega ao cliente. Ele vive sobrecarregado, mais sempre toma decisões corretas. E sempre que possível delega as funções com certa autonomia.
...