Atps teorias da administração
Por: Jolima • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.918 Palavras (12 Páginas) • 230 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O objetivo de qualquer estabelecimento está baseado no sucesso, com retorno financeiro e satisfação mútua entre empresa e cliente, através da qualidade, inovação e atendimento diferenciado, fazendo cada cliente se sentir especial. Cada vez mais tem se tornado um grande desafio conseguir esse retorno com plena satisfação entre o cliente e a empresa. O mercado está em busca de inovações e diferenciais que leve ambas as partes à realização. As empresas buscam isso, pois não é suficiente ter produtos e serviços de qualidade, eles devem surpreender o cliente, despertar a atenção dele para o seu negócio. Em todo ramo empresarial é exigida qualidade, produtividade, dedicação e principalmente planejamento. É cada vez mais visível a preocupação com o controle de qualidade, principalmente no atendimento ao público, pois o cliente é a chave para a lucratividade a longo prazo, ou seja fidelidade.
O desafio do trabalho proposto é atuar como consultores e reestabelecer no mercado a cafeteria Sabor Café que passa por dificuldades tais como queda de vendas, caixa negativo, insatisfação dos clientes, desmotivação dos funcionários entre outro sérios problemas.
1.1 Cafeteria Sabor Café
A cafeteria Sabor Café é uma empresa do setor alimentício com 5 anos de existência, localizada na região central da cidade de Artur Nogueira na Avenida Dr. Fernando Arens, 298. A cidade possui uma densidade demográfica de aproximadamente 50 mil habitantes, com uma média de renda per capita de R$759,00 segundo dados do IBGE[1]
2 ETAPA 1 – PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”[2]
Para ser um empreendedor bem sucedido é necessário entre outros fatores a pró atividade para se manter em nível de concorrência, pois o mercado é bastante competitivo. Nessa ATPS vamos estudar o caso da cafeteria SABOR CAFÉ que está rumo à falência por inúmeros fatores, entre os quais se destacam a falta de planejamento, dedicação, desmotivação de funcionários, problemas administrativos e financeiros e a falta de conhecimento do proprietário sobre o próprio negócio, que não sabe sequer o que é servido ao seu cliente.
Cateteria Sabor Café
[pic 1]
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=cafeteria
O bom resultado de um empreendimento não depende apenas de recursos financeiros. É necessário ter um bom administrador para saber captar as necessidades do cliente, saber utilizar as oportunidades que o mercado oferece e se precaver às possíveis ameaças, alem de conseguir utilizar as forças que a empresa possuiu e reconhecer as fraquezas afim de não deixar que venham ocasionar futuros problemas.
Segundo Chiavenato[3] um bom administrador precisa possuir três habilidades:
Habilidades Técnicas - é a habilidade á execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.
Habilidades Humanas - São as habilidades necessárias para um bom relacionamento.
Habilidades Conceituais - São as habilidades necessárias aos proprietários.
Um bom gestor precisa saber utilizar as atribuições e tarefas, responder as demandas e solicitações, solucionar problemas e ter habilidades para lidar com inúmeros desafios e obstáculos a serem encontrados no caminho de uma gestão. Precisa traçar metas mantendo o foco da empresa nos lucros estabelecidos pelos seus proprietários, manter sempre sua equipe bem motivada e focada em seu desafio proporcionando a sua equipe um ambiente de trabalho propicio e sanar erros que podem aparecer se dispondo a ajudar e até mesmo solucionar problemas mesmo que não seja de sua gestão pois pode contribuir para que algum processo em dificuldade possa melhorar num determinado seguimento dentro da instituição, e também pois assim é possível que cada empresa dentro do seu ramo de atividade possa alcançar o seu melhor em seu seguimento.
Existem algumas duvidas na diferença entre empresa, gestor e empresário. Para facilitar a compreensão elencaremos a seguir o conceito de cada um:
Empresa é uma unidade econômica social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, e seu propósito visa o lucro e participação no mercado, atendendo as necessidades de seus clientes. Gestor é uma pessoa generalista, que deve ter conhecimentos e informações de todos os setores e saber trabalhar e interpretar estrategicamente os resultados dos relatórios e informações que lhe chegam a todo o momento.
Empresário é a pessoa que exerce profissionalmente a atividade econômica organizada para produção ou circulação de bem e serviços.
A empresa precisa de um gestor ou administrador para que possa estar em funcionamento. Esse gestor não necessita ser o dono ou sócio. Pode ser um colaborador contratado para tal função ou até mesmo o próprio empresário que por sua vez não precisa ser obrigatoriamente o administrador.
Quando falamos de empresas surge a necessidade de salientar o tipo que sistema em que ela opera. São consideradas sistemas abertos pelos quatro parâmetros a seguir:
Entradas ou insumos que são as importações que a empresa faz do ambiente externo. Podem ser informações, energias ou outros recursos.
Processamento que são as conversões que essas entradas sofrem através dos subsistemas da empresa, como a produção, marketing, financeiro, entre outros.
Saída é o resultado do processamento das entradas, que após serem convertidas voltam novamente para o ambiente externo como produto, serviço prestado, etc.
Retroação que é um feedback, ou seja, a entrada novamente no sistema por parte da saída que funciona como um sensor para sinalizar a empresa se está sendo satisfatório o sistema em geral. Através desse feedback ela consegue se posicionar e mapear suas estratégias. E serve como orientação dos erros e correção dos mesmos.
...