Ava Ética
Por: KarlaBorgo • 18/6/2015 • Artigo • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
Introdução:
O contexto desse trabalho é abordar algumas vertentes da ética, explica-las e exemplifica-las, baseando-se em valores e códigos de ética da empresa Petrobras, criando um funcionário que destoe essas condutas, e mostrar o quão prejudicial é para a organização e para o colaborador o desvio de interesses.
Há também impactos causadores de um ambiente de trabalho desagradável e implicações que possam ocorrer caso não seja resolvido, e o exemplo citado é Alexandre, o colaborador que pratica ações utilitaristas, e até pragmáticas, desde que acarrete em benefício próprio.
Esse relatório, demonstra a importância de se obter interesses, valores e condutas que se assemelham à organização em que se atua, e se não obtiver, a flexibilidade e respeito pela opinião e cultura alheia, pois a limitação de ambos os lados, desestabilizará o ambiente e os objetivos a serem alcançados.
CRENÇAS E VALORES DA EMPRESA | CRENÇAS E VALORES DO PROFISSIONAL DESTOANTES DOS VALORES E CRENÇAS DA EMPRESA |
“O mérito é o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento, recompensa, avaliação e investimento em pessoas, sendo o favorecimento e o nepotismo inaceitáveis no Sistema Petrobras”. Petrobras (2015) | Alexandre, funcionário há quatro anos, não concorda com avaliação por mérito, acredita que somente o tempo de serviço é suficiente para receber recompensas e reconhecimento na empresa. |
"Conduzir seus negócios com transparência e integridade, cultivando a credibilidade junto a seus acionistas, investidores, empregados, fornecedores, clientes, consumidores, poder público, imprensa, comunidades onde atua e sociedade em geral, buscando alcançar crescimento e rentabilidade com responsabilidade social e ambiental". Petrobras (2015) | Alexandre, também não gosta de obter a transparência, pois diz que se não fosse transparente poderia ter mais chances de tomar o dinheiro para interesse próprio, ganhando mais sem nem ao menos exercer a função ou merecer. |
"Valorizamos a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições. Garantimos os princípios do respeito às diferenças, da não discriminação e da igualdade de oportunidades". Petrobras (2015) | Alexandre não adota a postura de respeito à diversidade, diz que hão pessoas que não tem como aceitar, além transparecer machista e misógino. |
"Estamos prontos para mudanças e aceitamos a responsabilidade de inspirar e criar mudanças positivas". Petrobras (2015) | Alexandre não gosta de mudanças, e não as pratica quando há implantação, opta pelo modo tradicional de trabalho não acompanhando a tecnologia e seus avanços, atrasando seu trabalho independente dos impactos causadores. |
2 – O conjunto de crenças e valores escolhidos são destoantes por não estar de acordo com o que a empresa em questão, a Petrobras, pratica e dissemina diante de seus colaboradores e clientes. Por esse motivo, a discrepância nos valores e crenças colaborador/empresa, proporcionará futuros desentendimentos.
Conflito de Interesses -
Avaliação por Mérito:
Alexandre se mostra desmerecedor e prepotente, pois a avaliação por mérito ocasiona maior reconhecimento pela capacidade que cada um possui, e aumenta as chances de crescimento, para alcançar a auto realização.
Transparência:
A transparência demonstra o vínculo que a empresa quer proporcionar ao cliente, e o interesse em adquirir confiança do mesmo, e ser contra esse valor, demonstra suspeitas em relação ao colaborador, dificultando a criação de um ambiente saudável.
Respeito:
A falta de respeito praticada por Alexandre, e suas características machistas repelem clientes e colaboradores, o efeito consequente é a má reputação que a empresa adquiri por seus atos, e desinteligência por demonstrar esse aspecto prejudicial à sociedade.
Flexibilidade:
Como último exemplo, o colaborador citado não abrange o interesse em mudanças e melhorias, mantendo-se estagnado no âmbito tecnológico. Optando pelo modo tradicional, não condiz à facilidade e agilidade que a tecnologia e seus avanços proporcionam atualmente, e isso atrasa a entrega de trabalhos, desfavorecendo a empresa e seu árduo esforço para ser hoje, conhecida mundialmente por sua qualidade em todas as formas de trabalho.
3 – As implicações que podem acontecer perante essa discordância, são falta de assiduidade, desconforto e desmotivação. A ética praticada pelo colaborador, ética negativa, não condizente à da empresa, desfaz o vínculo saudável que deveria se manter e se mostrar assertivo para o crescimento de ambos os lados.
A causa disso, é o despreparo da empresa, que por ser pública, não exige especificidade de perfil e interesses no ato da contratação, e os entrantes podem não ser sinceros quanto aos interesses desiguais, pela melhora de vida iminente encontrada nos salários de funcionários públicos no caso da Petrobras.
...