Ava tecologia de gestão
Por: Representantes Usjt • 31/5/2015 • Resenha • 1.189 Palavras (5 Páginas) • 146 Visualizações
Relatorio aula tema 3- Tecnologias de gestão
Nome: Tatiana Feitosa Lima / Ra: 6864274025
Introdução
O presente trabalho visa realizar uma analise e proposta de melhoria para a academia em questão, que passa por sérios problemas estruturais, o que causa transtornos com seus clientes. As principais deficiências da empresa, que foram apresentadas pelos clientes são:
1. As pessoas saem da piscina com os olhos ardendo, suspeita-se que o pH da água esteja fora dos limites, acima ou abaixo do que é considerado recomendável.
2. Das 10 esteiras de corrida disponíveis, cinco estão com defeito no marcador de velocidade.
3. Dois clientes passaram mal na primeira aula de “spinning” porque a avaliação médica não foi eficaz.
4. Foram contratadas duas profissionais com o mesmo perfil técnico, uma rivaliza com a outra e ambas não atendem os clientes corretamente.
Fazendo uso da tecnologia de gestão e as ferramentas de melhoria, buscarei demonstrar como estas são extremamente eficientes para o desenvolvimento organizacional, amplificando seus resultados e promovendo uma maior aceitação dos clientes.
No atual panorama organizacional, com grande competitividade entre as empresas, é imprescindível que se atenha aos mínimos detalhes para cada vez mais haver a satisfação dos clientes, através da qualidade organizacional
Usarei para atingir os citados objetivos, ferramentas como:
- Diagrama de Ishikawa, que permite relacionar causas e efeitos com base em quatro grupos de causas: material, mão de obra, máquinas e métodos. Será feito uma analise baseado nos princípios analíticos relacionados a gráficos de controle como ferramenta de qualidade.
- Analise sobre o gráfico de controle;
- Analise do desenho de processo
- Plano de melhoria;
- Plano de melhoria e ciclo PDCA;
Diagrama de Ishikawa[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
Analise sobre o gráfico de controle
Analisando atentamente o gráfico, observa-se que o pH da piscina é deveras irregular, necessitando imediatamente de medidas de melhoria para sanar um dos problemas com os clientes. Considerando que o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6 para estar adequado, quando seu valor acima ou abaixo do limite pode causar irritação nos olhos dos que estão nadando e danificar os equipamentos da piscina.
- O Ph da água da primeira semana é de “8” , o que é acima do valor adequado.
- Na segunda semana, houve um decréscimo do Ph, que caiu para o valor “7” estando abaixo do valor adequado
- Na terceira semana vemos um bom resultado, estando o pH em “7,5”.
- Na semana seguinte há novamente um considerável decréscimo no pH, estando o valor em “6”.
- O valor de pH “8” volta a aparecer na quinta semana, demonstrando insatisfação dos clientes
- Outra queda brusca no pH na sexta semana: Valor “6”,
- Finalmente, na sétima semana vemos novamente um valor de pH adequado: “7,4”
- Nas 3 semanas seguintes os valores continuam à oscilar, sendo que na oitava semana o valor é de “8” que volta a ser um valor muito alto, indicando que a água está alcalina; Na nona semana o valor decai para 6,5; Na ultima semana mais uma queda, fixando o valor do pH em “6”
Conclui-se com estes dados, que é necessário tomar medidas imediatas para estabilizar o valor do pH em seu valor adequado, para que sane as reclamações freqüentes dos clientes e haja uma melhoria estrutural na qualidade do serviço da empresa.
Analise do Desenho de Processo
A partir da análise do atual processo para a limpeza da piscina da academia, pode-se concluir que este é indevido devido ao uso de muita quantidade de produtos químicos, que alem de trazer um prejuízo financeiro para a academia pode trazer também graves problemas de saúde aos usuários da piscina. É de fundamental importância refazer tais processos para cessar as causas das freqüentes Insatisfações dos clientes.
Para controlar o Ph da água primeiro se deve saber em que nível este está, para então calcular a quantidade de produto químico que será necessária para controlar o pH.
De acordo com a tabela, a academia usava 250g de rebaixador e elevador de pH, o que é muito acima do adequado, prejudicando os banhistas e os aparelhos.
Para a realização do processo adequado, deve-se seguir determinadas regras de aplicação de produtos químicos, observando ainda o pH da piscina.
Se o Ph estiver abaixo de 6,8 deve-se usar 20g de elevador de Ph a cada 1000 litros de água; Se estiver entre 6,8 e 7, 10g a cada 1000 litros; Já se o pH estiver acima de 8 deve-se usar 10g de rebaixador de pH a cada 1000 litros de água; Por fim,se estiver entre 6,8 e 7 ,usa-se 5g a cada 1000 litros de água.
...