Balanço Patrimonial
Por: KaGodoi • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
BALANÇO PATRIMONIAL
A palavra balanço na contabilidade quer dizer equilíbrio, e o termo patrimonial tem origem no patrimônio da empresa.
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, através dele podemos identificar a situação patrimonial e financeira de uma empresa tanto no final do ano, como em qualquer outra data. O Balanço é composto por duas colunas, sendo Ativo do lado esquerdo, e Passivo e Patrimônio Líquido do lado direito.
O Balanço Patrimonial pode ser representado por uma equação básica:
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Esta equação serve para equilibrar todo o Patrimônio da empresa, isto é, balancear o total do Ativo com o total obtido pela soma do Passivo mais o Patrimônio Líquido.
[pic 1]
O Ativo representa todos os bens e direitos de uma empresa, ou seja, são os itens positivos do patrimônio. Exemplos: Dinheiro guardado no banco, Contas a receber de clientes, Veículos. O ativo pode ser Circulante e Não Circulante. Ativos Circulantes são os valores que a empresa tem disponível para pagar as suas contas a curto prazo, ou seja, o dinheiro disponível em poder da empresa. Ex: Bancos com movimento, Estoques. Ativo Não Circulante são os valores que a empresa transformarão em dinheiro a longo prazo, isto é, em período superior a um ano. Após o Realizável a Longo Prazo, temos os Investimentos, ou seja, são as aplicações que não tem nada a ver com a empresa, mas que geram rendimentos, exemplo: Obras de arte; temos também o Ativo Imobilizado que são os bens que constituem uma forma física, isto é, podem ser tocados, exemplo: Veículos, Ferramentas; e por último os Intangíveis que são os direitos que tenham por objetivo bens não palpáveis, que servem na manutenção da empresa, exemplo: Marcas e patentes, software.
O Passivo representa todas as obrigações financeiras que uma empresa deve a terceiros, ou seja, todas as dívidas que a empresa adquiriu. Exemplos: Duplicatas a pagar, Impostos a pagar. O Passivo pode ser Circulante e Não Circulante. Passivo Circulante é composto por todas as dívidas que serão liquidadas a curto prazo, exemplo: Salários a Pagar, Fornecedores a Pagar. E o Passivo Não Circulante é composto por todas as dívidas que serão liquidadas a longo prazo, exemplo: Financiamentos a pagar.
O Patrimônio Líquido é composto pelo capital investido pelos sócios no inicio da empresa e pelo lucro adquirido no decorrer do tempo. O Patrimônio Líquido pode ser reduzido quando há prejuízo.
[pic 2]
...