Biografia de Nelson Mandela
Por: Maridaibert • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
Biografia de Nelson Mandela
No dia 18 de Junho de 1918, nasceu na África do Sul, em Mvezo, em uma família tribal de etnia Xhose, Rolihiahia Dalibhunga Mandela Em 1925, ao ingressar na escola primaria, recebeu de sua professora (segundo o costume de dar nomes ingleses as crianças que frequentavam a escola), lhe deu o nome de Nelson, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson.
Aos nove anos, perde seu pai, e foi levado para a vila real, onde fica aos cuidados do regente do povo Tambu. Estudou na escola preparatória Clarkebury Boarding Institute, (um colégio apenas para negros), e no Colégio Healdtown.
No ano de 1939, ingressou no curso de Direito Universidade de Fort Hare (a primeira a ministrar cursos a negros), mas, devido a seu envolvimento em protestos, junto com o movimento estudantil, contra a falta de democracia racial da instituição, foi expulso.
Em 1943, conclui o bacharelado em Artes pela Universidade da África do Sul, e retoma o curso de direito na universidade de Fort Hare (por correspondência), onde numa tentativa de compensar sua expulsão, lhe concedem o título de Doutor Honoris Causa.
Mandela vivia em um país onde, a segregação racial, a falta de direitos políticos e civis e o confinamento dos negros em regiões determinadas pelo governo Branco, gerava a luta clandestina dos negros. O principal instrumento de representação política dos negros era o Congresso Nacional Africano (CNA), o qual Mandela era o líder. Em 1944, ele junto com Oliver Tambo, fundou a Liga Jovem do CNA. Nesse mesmo ano, ele se casa, com Evelyn Mase, com quem teve quatro filhos, mas o casamento acaba em 1956. Em 1958, Mandela volta a se casar, dessa vez com a militante antiapartheid, Winnie Madikizela, com quem ficou casado até 1992.
Em 1960, centenas de líderes negros foram perseguidos, torturados, presos, condenados e assassinados. Mandela é preso em 1962, e condenado a prisão perpétua, em 1964. Com a intensificação da condenação internacional do apartheid, na década de 80, culminando com o plebiscito que terminou com o regime.
No dia 11 de fevereiro de 1990, Mandela foi libertado, assinando, em 1993, junto com o presidente Frederick De Klerk, uma nova Constituição sul-africana, que simbolizou o fim oficial do Apartheid, e preparava o país para um regime de democracia multirracial. Em 1993, foi entregue a Mandela e ao Presidente, o Prêmio Nobel da Paz por sua busca pelo fim da segregação racial.
No ano de 1994, nas eleições Mandela foi eleito Presidente da República , tendo De Klerk como seu vice, e governou até 1999. Em 2006, ele foi premiado pela Anistia Internacional, por sua luta em favor dos direitos humanos.
No dia 5 de dezembro de 2013, Nelson Rolihlahla Mandela faleceu em Joanesburgo, África do Sul
Por que ele me Inspira
Nelson Mandela nasceu em um pais onde as pessoas eram julgadas por sua raça e durante toda sua vida lutou contra isso. Ele dedicou sua vida a acabar com a segregação racial, lutou para conseguir um país mais justo e humano para todos. Desde jovem defendeu suas ideias e lutou por eles, nunca desistiu e superou os obstáculos que lhe foram impostos. Ele conseguiu (com ajuda de outros) mudar um pais, mais que isso, conseguiu tocar a alma de milhares de pessoas. Ele foi um verdadeiro líder para seus compatriotas, e um ser humano que marcou uma geração.
...