Cap 05 questoes de Sobral
Por: Guilherme Bandeira • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 3.778 Visualizações
CAP. 05
- O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
R- Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito –objetivos – e como deve ser feito – planos. O planejamento é extremamente importante, pois as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc. Atualmente, o ambiente exerce influência muito visível na organização para que o futura dela seja deixado ao acaso. Principais criticas contra o planejamento formal: O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento parte de uma premissa de que o futuro é previsível, premissa essa que pode não se verificar. O planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcançá-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. O planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia. O elevado grau de formalidade presente no processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.
- Qual a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser
classificados os diferentes tipos de planos?
R- Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Enquanto os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem meios para alcançá-las. Planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.
- Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?
R- As características são: específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Os objetivos que tem missão e visão desempenham uma função importante no processo de planejamento já que por meio de sua especificação que os membros organizacionais conseguem ter um senso de direção e conseguirem os objetivos desejáveis.
- Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?
R- Diagnostico da situação atual, Análise estratégica, Formulação estratégica, implementação estratégica, controle estratégico. Mais importante é a implementação estratégica. Não.
- Qual o objetivo da analise swot?
R- O termo "SWOT" é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. O objetivo da analise swot é analizar os pontos fortes e fracos da empresa, tanto internamente quanto externamente.
- Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? Dê exemplos.
R- Estratégias de crescimento: É a caracterizada pelo aumento do nível de operações da organização e pode ser promovida interna ou externamente;Estratégia de estabilidade – é dotada por empresas que buscam manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas.
Estratégia de retração: é caracterizada pela redução do nível de operações de uma organização e ocorre quando a empresa passa por um período de dificuldade.
- O que é matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/MCKinsey.
R- É um modelo de organização que tem como objetivo auxiliar a administração de uma carteira de diferentes negócios por meio da gestão de seus fluxos financeiros. Ela se apóia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado. A matriz GE/Mckinsey é um modelo de análise do portfólio corporativo mais sofisticado que a matriz BCG, nela há subjetividade da ponderação e da avaliação das variáveis e o caráter demasiado vago das recomendações estratégicas.
...