Comportamento
Por: Natii__Helen • 5/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 204 Visualizações
1 – Introdução
A região de Piracicaba situa-se no centro-leste do Estado de São Paulo, dentro da depressão periférica paulista que, por sua vez, está contida na bacia do Paraná. Os solos ocorrentes são, em grande parte, formados a partir de material sedimentar e dentre eles os Argissolos derivados de argilitos e/ou folhelhos são muito comuns e importantes, pois sobre os mesmos se desenvolvem atividades de grande relevância econômica para a região, entre as quais cita-se a agricultura, que é fortemente influenciada pelo conjunto dos atributos, ou seja, pelo comportamento dos diferentes tipos de solos. Os Argissolos são, depois dos Latossolos, a classe de solos mais abrangente e importante no Brasil, bem como são também importantes em todo o mundo. Tais solos têm sido estudados sob diversos aspectos (físicos, químicos, mineralógicos), embora uma série de questões quanto ao mesmos ainda careça de mais e melhores esclarecimentos.
- Influência do uso e cobertura do solo no clima de Piracicaba,
As mudanças climáticas globais, regionais e locais representam, na atualidade, uma das maiores preocupações da humanidade. Essas mudanças podem ocorrer tanto a partir de causas naturais quanto a partir de causas antrópicas. As áreas das cidades se caracterizam por apresentarem temperaturas mais elevadas quando comparadas com as áreas rurais. Essa anomalia térmica causa a formação de ilhas de calor e esse fenômeno é reconhecidamente importante em estudos de clima urbano. O objetivo do presente trabalho foi, através de técnicas do sensoriamento remoto, identificar e analisar as ilhas de calor do Município de Piracicaba, SP verificando sua sazonalidade, intensidade e morfologia. Para tanto foi necessário realizar uma análise climática regional e verificar a possibilidade do uso do algoritmo de transformação termal do software IDRISI 3.2 nas imagens do satélite Landsat 7. Para validar o algoritmo foram aplicados dois métodos de transformação de temperatura aparente de superfície. Para a análise climática regional foram estudados os principais elementos climáticos do Município de Piracicaba, SP utilizando-se de dados da Estação Meteorológica da ESALQ/USP entre os anos de 1950 e 2005 e estes foram correlacionados com variáveis da urbanização. Concluiu-se, com os dados encontrados, que os elementos temperatura, precipitação, umidade relativa e evaporação tiveram tendência de aumento no período estudado e todos eles foram classificados como tendências climáticas. A temperatura apresentou tendência de aumento mais acentuada e se correlacionou positivamente com o aumento da urbanização. O algoritmo de transformação do software IDRISI 3.2 para o satélite Landsat 7 foi validado, sendo uma importante ferramenta para a utilização de imagens de melhor resolução ) As ilhas de calor mais intensas do verão são representadas por locais com excesso de material de construção civil e pouca ou nenhuma área verde. A diferença entre a área urbana e a área rural da cidade ultrapassou 16°C no verão. O Parque da Rua do Porto é uma ilha de frescor e exerce um "efeito oásis" no centro e nos bairros vizinhos. O perfil das ilhas de calor do Município de Piracicaba não segue aquele delimitado por OKE (1974). As ilhas de calor variam sazonal e espacialmente e a intensidade destas, ao longo das estações do ano, está intimamente relacionada com a sazonalidade da cultura da cana-de-açúcar. As ilhas de calor da época da entressafra são, em média, 3.5°C mais intensas que as da época da safra. Por fim, pode-se afirmar que o uso e a cobertura do solo rural e urbano é um dos grandes agentes modificadores do clima local e regional
2.0- Clima – vc coloca aquela tabela que te passei pelo zap. Trocando so a cidade de charqueada por piracicaba, pq o clima é o mesmo são vizinhas,( tipo centro de limeira com Nossa senhora das dores ).
Brachiaria Brizantha - As pastagens cultivadas no Brasil são a base da produção animal. Cobrem extensas áreas, hoje estimadas em cerca de 180 milhões de hectares e mais de 85% ocupadas com capins do gênero Brachiaria. Esse gênero é de origem africana e apresenta cerca de 100 espécies encontradas em regiões tropicais e subtropicais, sendo caracterizadas pela sua grande flexibilidade de uso e manejo, sendo tolerantes a uma série de limitações e/ou condições restritivas de utilização para um grande número de espécies forrageiras. [pic 1]
Cynodon dactylon cv. CoastCross: Essa gramínea é perene e não rizomatosa, de crescimento prostrado com alta resistência ao pastejo e pisoteio. Desenvolve-se bem em regiões com precipitações de 635 até 1700 mm anuais, mas não suporta alagamento. Cresce em temperatura de até 5 oC, sobrevivendo em condições de -2 oC.
[pic 2]
Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala (estilizante campo grande )
O estilosantes Campo Grande é uma mistura física de duas espécies de leguminosas, Stylosanthes capitata e S. macrocephala, coletadas em solos de Areia Quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, após vários multicruzamentos, teve sua seleção definida.
...